FÉRIAS TEMPO DO NADA
Para onde você vai? É sempre a pergunta quando estamos entrando de férias. A resposta parece ter que ser uma lista de coisas a fazer.
As ferias mais parece um amontoado de compromissos do que férias. O teatro que não foi o ano inteiro, todos os parentes longe .
As ferias também pode ser o estresse. Isso seria o fim da sua chance de descanso real.
Férias também pode ser o tempo do nada. Nada planejado, nada a fazer, nada a preocupar.
O dia sem hora de levantar, e o tempo sem olhar no relógio. O papo atrasado em dia, o sorriso solto e apenas olhar sem precisar enxergar.
Se a viagem resolver enfrentar que seja suave. Porque correr se o que deseja é apenas chegar. Chegar mais cansado que a estrada já exige? Ou apreciar cada palavra dita sem pressa. Olhar ao lado e ver as belezas do lugar.
Mesmo que seja seu ritual de férias a mesma viagem você pode mudar ela toda vez.
Olhar o sol pelo retrovisor, ouvir o som do pneu na estrada. A música que toca todo dia e você nem sabe quem canta. Cantar junto sem medo de errar a letra.
Olhar nos olhos da companhia de viagem. Ouvir suas histórias e as contar também em cada trecho do lugar.
Deixar o vento tocar o rosto quando o ar condicionado cansar seu pulmão. Não se importar com a sujeira no carro, nem com a fome ao ver a placa anunciando um pão com carne.
Férias é para descansar o esqueleto, sacudir a poeira e dormir sem pressa. É assitir sua série favorita as duas da tarde e comer bolo as seis e depois ainda assim jantar.
É comer churrasco na segunda e feijoada na quarta e sentar e papear até o sol raiar.
Pintar a casa, arrumar bagunça, faxinar o carro, limpar o terreiro, ajudar um amigo na reforma. Também é férias, desde que seja feito com prazer de ali estar.
Não tire férias para se aborrecer, não tire férias para se chatear. Não deixe que a sua falta de sossego leve tudo por água abaixo.
É seu tempo de nada. Nada de compromissos, nada de chatices, nada de cobrança. Aprenda a descansar. Porque no descanso encontrará forças para recomeçar.
Até às próximas férias...