OS TRENS DE PASSAGEIROS SÃO DO POVO, SÃO DO TURISMO...
Quando eu viajava no Trem do Pantanal e Cerrado, observava sempre que haviam sempre os turistas de outros países, geralmente no meio do povo, dos populares, dos nativos, dos regionais moradores do Pantanal e Cerrado.
Uma vez observei em uma das viagens em que sai de Corumbá até Bauru no estado de São Paulo, que a aparência e feição das pessoas ia se modificando ao longo do percurso, inclusive as equipes de Agentes de Trem e maquinistas alternavam-se em Miranda, Campo Grande, Tres Lagoas etc...
Haviam passageiros que desciam na área rural, estações de trecho e outras que ficavam em cidades como Miranda, Aquidauana, Campo Grande etc...alguns seguiam até Bauru-SP., porém outros passageiros iam embarcando ao longo do percurso....
A Alguns anos iniciamos um Movimento visando a restauração da ferrovia de Bauru até Corumbá e estamos buscando apoio e aliados para defender a implantação de um Novo Trem do Pantanal e Cerrado que volte a fazer o histórico e agradável percurso de Bauru até Corumbá, porém nosso Movimento de Defesa do novo Trem do Pantanal e Cerrado visa investimento na malha ferroviária, recuperação de estações importantes como a Estação de Corumbá e a colocação de um novo Trem com ar condicionado, conforto, restaurante e TV a bordo, com categorias distintas para atender os passageiros com preços populares e espaços executivos e até mesmo cabine para turistas ou homens e mulheres de negócio. A velocidade do Trem de Passageiros no Cerrado e Pantanal não precisam ser elevadas, até pelo aspecto ecológico e pela necessidade da atividade de Turismo em nossa região.
Vamos buscar apoio, inclusive de Associações e Confederações Nacionais e até internacionais de pessoas aposentadas e da chamada Terceira Idade, dos empresários de Turismo, dos artistas de nosso Estado e todos os ferroviários aposentados e ex ferroviários e dos politicos da região, Associações, Sindicatos etc...
É um absurdo um estado com um potencial Turístico esplendoroso com belezas e recantos belos no Pantanal e Cerrado, não oferecer a modalidade de transporte ferroviário de passageiros, existentes em todo o mundo, na Europa e até na vizinha Bolívia. Já conseguimos vários aliados nesta luta, além das Associações de Ferroviários e lideranças importantes de nosso Estado e até de outras regiões...Acreditamos que só sera viabilizado o Sistema Ferroviário e o transporte de passageiros se houver uma grande mobilização da sociedade.
MANOEL VITORIO
Coordenador do Movimento em Defesa
do Trem do Pantanal e Cerrado e membro da
Associação dos Ferroviários do Pantanal.