No avião, entre TURBULÊNCIA e a MELHOR POLTRONA...

Se você viaja pouco, não vai dar muita importância; mas se viaja bastante de avião, principalmente nos deslocamentos mais distantes, como os voos internacionais, vai querer se certificar de alguns critérios, às vezes simples, mas que são muito importantes para o seu conforto.

Quando eu compro bilhetes na Executiva ou Primeira Classe, essas recomendações não são aplicáveis; mas quando meus bilhetes são extraídos em classe econômica ou turística, vale apena algumas dicas!

TURBULÊNCIA
Eu tenho um amigo, meio psicopata, que sempre viaja comigo, e que não está nem aí para a turbulência! Eu me pelo de medo e não escondo isso de ninguém! Os maiores especialistas em viagens dizem que voar sobre as asas é o melhor lugar para minimizar os efeitos de uma turbulência, mas depois de tantas viagens, eu escolho o lugar de acordo com o tipo de aeronave. Voos curtos dentro do Brasil, nos aviões EMBRAER, eu prefiro na primeira fileira do lado direito. Voo longos nos aviões Boeing, sobre as asas; já nos Airbus, primeiras fileiras. Esses lugares, para mim, tremem menos quando o bicho tá pegando...

DORMIR
Viagem curta dá sono, isso é fato; mas e as viagens longas, você consegue dormir? Das viagens internacionais mais comuns para mim, Miami 9 horas, Lisboa 10 horas, Madrid 11 horas, Panamá City 6 horas ou Santiago 4 horas, confesso que por causa da expectativa de turbulência, raramente eu durmo; mas cochilo de cansaço! Quando o voo está tranquilo, sem barulho de criança chorando ou gente espirrando, o melhor lugar para dormir é sem dúvida no corredor!

ESTICANDO AS PERNAS
Em qualquer aeronave a primeira fileira tem sempre mais espaço para as pernas. Nas aeronaves maiores, nos espaços entre classes, também tem mais espaço, e também nas grandonas, alguns modelos como os Boeings 777 e 787 Dreamerliner há poltronas individuais nas saídas de emergência que algumas companhias vendem como Econômica Plus; para mim essa última é a melhor de todas!

BAGAGEM PERTINHO
Na Europa e Estados Unidos o conceito de “low coast” (bem baratinho sem bagagem de porão), de certa forma educou o público que precisa se deslocar entre pontos de avião. No Brasil, embora o conceito de “barato” ainda não ter chegado, está cada vez mais difícil despachar bagagem; e a famosa bagagem de cabine é tão comum quanto necessária. Para voos maiores, as pessoas sempre precisam buscar na sua bagagem itens como fones, remédios, livros, ou esse tipo de coisa que se usa em voo como itens de higiene pessoal; e quando a sua mala fica distante de você, vai ser péssimo recorrer a ela num horário como na madrugada, quando todos estão dormindo.
Ser um dos primeiros a embarcar facilita tê-la pertinho de si, mas fica aqui outra dica: as Cia s aéreas revelam que o lado esquerdo, na parte da frente e de trás de toda aeronave, são sempre as últimas a serem vendidas, portanto, também são as melhores para deixar a mala de mão!

A MELHOR POLTRONA
Nesse quesito, tem várias vertentes! Se gosta de pedir mais comida, fique sempre perto da cozinha! Se vai muito ao sanitário, fique perto dele e do lado do corredor! Se não curte uma chacoalhada básica, nunca fique na traseira! Se quer bater papo com as aeromoças, fique na frente; e se quiser conforto, tranquilidade, comida extra, mais atenção, ou faça curso para piloto ou compre executiva!

CURIOSIDADES PESSOAIS!
A primeira vez que fui aos Estados Unidos, vejam como foi o voo de ida e de volta...
IDA - Salvador – São Paulo (VARIG), São Paulo – Cancun (Aeroméxico), Cancun – Cidade do México (Aeroméxico), Cidade do México – Nova Iorque (US Airways), quase 36 horas depois eu cheguei, e pensam que a volta foi diferente? Pois então veja...
VOLTA - Nova Iorque – Dalas (US Airwais), Dalas – Bogotá (Lloyd Aéreo Boliviano com um DC-9), Bogotá – São Paulo (VARIG), São Paulo – Salvador (VARIG), em mais 39 horas!
Depois dessa viagem, qualquer uma que veio em minha vida foi só alegria!

E se você tiver alguma dica e quiser acrescentar para os leitores, fazer algum comentário ou escrever alguma curiosidade, dê-nos a honra da sua leitura!
CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 21/04/2018
Reeditado em 07/09/2018
Código do texto: T6315368
Classificação de conteúdo: seguro