Barroco e Rococó nas Igrejas de São João del-Rei e Tiradentes Myriam A. Ribeiro Oliveira e Olinto Rodrigues dos Santos Filho - 2018 - LER O ARTIGOS DELES.

Barroco e Rococó nas Igrejas

de São João del-Rei e Tiradentes

Myriam A. Ribeiro Oliveira e Olinto Rodrigues dos Santos Filho

Baroque and Rococo in the Churches of São João del-Rei

and Tiradentes

Myriam A. Ribeiro de

Sete palavras do Cristo – de acordo

com os Evangelhos, as sete últimas

palavras do Cristo foram as seguintes:

1. “Pai, perdoai-lhes porque não

sabem o que fazem.” (Lucas 23:

34)

2. “Em verdade te digo: hoje

mesmo estarás comigo no paraíso.”

[ao Bom Ladrão] (Lucas 23: 43)

3. “Mulher, eis aí o teu Filho.” [à

Virgem] e “Eis aí a tua Mãe.” [a

João] (João 19: 26-27)

4. “Deus meu, Deus meu, por que

me abandonastes?” (Mateus 27: 46)

5. “Tenho sede.” (João 19: 28)

6. “Tudo está consumado.” (João

19: 30)

7. 7. “Pai, nas tuas mãos encomendo

o meu espírito.” (Lucas 23: 46)."

http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/barroco_rococo_sjdelrei_tiradentes_vol_1.pdf

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"Rosário e terço –

popularizada no

século XV pelos dominicanos, a

oração do Rosário dividia-se em três

terços, relacionados aos chamados

mistérios (gozosos, dolorosos e

gloriosos), cada qual dedicado

sucessivamente a cinco momentos

primordiais da vida do Cristo,

incluindo a participação efetiva de

Maria, sua Mãe. O Nascimento

de Cristo insere-se na sequência

dos chamados mistérios gozosos,

juntamente com a Anunciação, a

Visitação, a Apresentação de Jesus

ao templo e seu Encontro pelos pais

entre os doutores, no templo de

Jerusalém. O segundo terço relaciona

os mistérios da paixão e morte do

Cristo (Agonia no Horto, Flagelação,

Coroação de espinhos, Caminho do

calvário e Crucificação). O último

terço faz referência aos mistérios

gloriosos da Ressurreição, Ascenção,

Pentecostes, Assunção da Virgem e

sua Coroação no céu."

As sete dores da Virgem – os episódios

que representam as principais dores da

vida da Virgem são:

1. Profecia de Simeão.

2. Fuga para o Egito.

3. Procura pelo Menino (Jesus entre

os doutores).

4. Encontro com o Filho no

caminho do Calvário.

5. Crucificação.

6. Com o Cristo Morto (Nossa

Senhora da Piedade).

7. Sentada no sepulcro (Nossa

Senhora da Soledade)."

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http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/barroco_rococo_sjdelrei_tiradentes_vol_1.pdf

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"No começo, havia um local

de travessia do rio das Mortes2

utilizado pelos paulistas que

iam à região das Minas pelo

Caminho Velho. Os direitos

da travessia, feita em canoa,

eram explorados por um

certo Tomé Portes del-Rei,

originário de Taubaté, que ali

se estabelecera com a família

em fins do século XVII."

"É possível que até mesmo o

topônimo de São João delRei

tenha conexões com essa

origem, sabendo-se que uma

imagem medieval de Nossa

Senhora do Pilar era venerada

na antiga vila de São João

de Rei, próxima à cidade de

Braga. A ideia de homenagem

ao rei Dom João V, citada no

auto de criação da vila em

1713, seria assim uma feliz

coincidência, assumida pela

vontade política do novo

governador, Dom Brás Baltasar

da Silveira.

Cinco anos depois, na

criação da vila de São José,

registra-se nova homenagem

política, desta vez ao infante

sucessor nascido em 1714, o

futuro Dom José I. Observe-se

que o complemento del-Rei só

viria mais tarde, chamando-se

a vila originalmente São José

do Rio das Mortes. Explica-se

assim a ausência de capelas

primitivas dedicadas a São

João Batista e São José ou

até mesmo de retábulos

com essas invocações nas

matrizes de São João delRei

e Tiradentes, cujos

santos padroeiros já estavam

definidos quando foram

instaladas as dua vilas3. "

"Finalmente, merecem

especial referência as ordens

terceiras do Carmo e de São

Francisco de Assis, que tiveram

grande importância em São

João del-Rei e região, por serem

as únicas de toda a comarca

do Rio das Mortes. Suas

imponentes igrejas, construídas

em lados opostos do córrego

do Lenheiro, ocupam situação

de proeminência no urbanismo

da cidade, particularmente a de

São Francisco de Assis, com sua

bela escadaria de lance duplo

defrontando um belo jardim

com palmeiras imperiais7, "

"A pujança econômica

favoreceu a vida social e

cultural de São João del-Rei,

centrada principalmente nas

festas religiosas patrocinadas

pelas irmandades. Ao longo

dos séculos XIX e XX,

continuaram em atividade duas

orquestras e coros herdados da

época colonial, mantendo viva

a tradição musical nas igrejas.

A cidade preservou também

a tradição da arquitetura e da

arte religiosas, completando

as igrejas que haviam ficado

inconclusas ou renovando suas

fachadas e decorações internas."

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"Se as novenas são a praxe

mais frequente, a festa dos

Três arcanjos, Miguel, Gabriel

e Rafael, celebrada no dia 29

de setembro na catedral, é

tradicionalmente precedida

de um tríduo e a de Nossa

Senhora das Dores, de um

setenário, por serem sete as

dores da Virgem. Já a festa de

São Francisco, comemorada

em 4 de outubro, pressupõe

uma quinquena em honra

das cinco chagas de Cristo,

recebidas como estigmas pelo

Santo de Assis9. Transcorre

então na igreja a tocante

cerimônia do Trânsito de São

Francisco, quando a imagem

jacente do santo é retirada

do sarcófago e colocada no

chão sobre um pano fúnebre,

para veneração dos fiéis.

O ritual termina com uma

procissão curta em volta da

igreja, denominada rasoura,

acompanhada de cânticos e

orações."

" Abrangência e impacto

sensorial dessas procissões

é preciso acrescentar

ao espetáculo visual o

complemento sonoro da

música sacra de época, com

peças apropriadas para as

circunstâncias, executadas

ao vivo pelas duas orquestras

locais e coros de vozes. E

como se não bastasse, há

ainda o apelo incessante dos

sinos das igrejas incluídas

no trajeto das procissões, em

dobres solenes ou repiques

festivos. Com a topografia

plana da cidade favorecendo a

propagação das ondas sonoras,

é comum entrarem esses sinos

em concorrência, respondendo

a apelos mútuos ou travando

verdadeiras batalhas. O

viajante que visitar São João

del-Rei no Domingo de

Passos, na Quaresma, guardará

certamente forte impressão

do inusual espetáculo do

“combate” dos sinos das

igrejas do Pilar, Carmo e São

Francisco de Assis".

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"dobres e repiques – os principais

toques de sinos são o dobre,

solene e vagaroso, quando o sino

gira sobre o seu próprio eixo, e

o repique, alegre e festivo, com

o badalo manejado à mão. A

combinação desses toques inclui

variada gama de modalidades

sonoras, usadas em diferentes

circunstâncias e ocupando ainda

hoje lugar de destaque na vida

social da cidade. "

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"estações da Via-sacra – as estações

representadas nas capelas de Passos de

São João del-Rei e Tiradentes ilustram

diferentes momentos de “paradas” do

Cristo no caminho para o Calvário:

1. Queda sob o peso da cruz.

2. Encontro com as mulheres de

Jerusalém.

3. Encontro com Maria, sua Mãe.

4. Encontro com a Verônica.

5. Ajuda de Simão Cirineu.

Observe-se que, sendo sete ou

múltiplo de sete o número ritual

das estações, o primeiro e o último

Passos eram montados nas igrejas

que marcavam o início e o término

do percurso da procissão."

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https://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/publicacoes/editor.php?catcod=4F

O Espaço Religioso, suas Funções e Iconografia

A compreensão da

arquitetura de uma igreja,

particularmente no que se

refere ao espaço interno,

pressupõe informações sobre

o partido arquitetônico, as

funções dos diversos cômodos

que o compõem e a utilização

do mobiliário a eles integrado.

Não se encontram na região

edificações de ordens religiosas,

proibidas por determinação

expressa do governo português.

Assim, os partidos arquitetônicos

de construções religiosas

em Minas resumem-se aos

programas básicos das capelas

primitivas e igrejas paroquiais

ou matrizes, estabelecidos na

primeira metade do setecentos

aos quais vêm somar-se, na

segunda metade do século, as

igrejas de irmandades e ordens

terceiras. Nessa classificação

incluem-se as capelas filiais,

com funções similares às das

matrizes. As capelinhas de

Passos, que não serviam ao

culto, situam-se à margem,

podendo ser assimiladas

aos oratórios públicos ou

particulares.

As capelas primitivas,

erguidas pelos primeiros

povoadores, eram

If we wish to understand

the architecture of any

church, particularly its

internal spaces, we need

certain previous information

regarding its architectural

layout, the functions of each

room and the usages of its

furniture.

altares e retábulos – o altar, cuja

origem remonta à Antiguidade

Clássica, é a mesa usada na

celebração do sacrifício da missa.

O retábulo, acrescentado a partir

do século XII, era inicialmente

uma tabula pintada com cenas

religiosas. A partir do século XVI,

nas matrizes e igrejas conventuais,

o retábulo principal, além da

imagem do santo Padroeiro, foi

destinado também à exposição do

Santíssimo Sacramento. "

posicionamento dos fiéis – com a

introdução dos bancos, geralmente

divididos em duas fileiras com uma

passagem ao meio, a separação

entre homens e mulheres fez-se

inicialmente no sentido transversal

da igreja (mulheres à frente e

homens atrás) e, depois, no sentido

longitudinal (mulheres à esquerda

e homens à direita). Essas tradições

desapareceram em meados do

século XX, juntamente com a

obrigatoriedade do uso do véu para

as mulheres – branco para as solteiras

e preto para as casadas e viúvas.

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http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/barroco_rococo_sjdelrei_tiradentes_vol_1.pdf
Enviado por J B Pereira em 24/01/2018
Reeditado em 24/01/2018
Código do texto: T6235306
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