RODOVIA SÃO LOURENÇO(MG) X ITATIAIA(RJ) - BR-354
TOTAL DE QUILÔMETROS DE SÃO LOURENÇO ATÉ VIA DUTRA = 87
 
NOTA 1: A narrativa é feita no sentido São Lourenço (MG) Itatiaia (RJ).
 
NOTA 2: A saída da cidade de São Lourenço é inglória. A Avenida Damião Junqueira de Souza, toda em paralelepípedos, está em péssimas condições, com a pavimentação totalmente irregular, levando o motorista a dirigir com cautela para preservar as condições físicas de seu veículo. Cabe uma observação: praticamente toda a cidade de São Lourenço tem a pavimentação de suas ruas e avenidas em paralelepípedos que, via de regra, estão muito mal conservadas. Cheguei a perguntar se havia alguma lei municipal que impediria a mudança na pavimentação e me disseram que não. Quer dizer, é desleixo mesmo por parte do senhor prefeito e seus vereadores que não se interessam em melhorar a trafegabilidade no sistema viário da cidade.
 
DESCRIÇÃO
Vencida essa primeira etapa e já saindo de São Lourenço, vem a rodovia BR-460 (na continuação da tal avenida), que está com boa pavimentação e sinalização adequada. Este trecho da BR-460 é bem sinuoso e sem acostamentos, exigindo atenção e paciência por parte do motorista. Se pegar um veículo pesado à sua frente será difícil ultrapassá-lo. Após aproximadamente 14 quilômetros da saída de São Lourenço há uma rotatória onde se deve entrar na BR-354, no sentido Pouso Alto (MG) e Itamonte (MG). Antes de chegar ao distrito de Capivari, há um posto da Polícia Rodoviária Federal. Passando Capivari, logo à frente vem a rodovia MG-158, que leva a Itanhandu (MG), Passa Quatro (MG) e indo até Cruzeiro (SP), também atingindo a Via Dutra. Voltando ao nosso roteiro, 37 quilômetros após a saída de São Lourenço, chega-se a Itamonte (a rodovia cruza a cidade, assim como em Pouso Alto). Atenção: tanto em Pouso Alto como em Itamonte (e nas suas proximidades) existe fiscalização eletrônica e a velocidade máxima é de 40 km/h.
 
Aqui cabe uma observação: fiz esta rota no dia 29 de julho de 2016 e, em dois pontos da rodovia, após a passagem por Itamonte, peguei dois bloqueios (nos dois sentidos) devido obras na pista, pois as chuvas de outono provocaram muitos deslizamentos de terra na rodovia. Somando os dois bloqueios devo ter ficado parado por cerca de uma hora. Então, caso necessite pegar a BR-354 no trecho relatado, informe-se antes sobre suas condições. Pelo que vi, tais obras ainda vão durar por um bom tempo, pois a quantidade de terra deslizada foi muito grande. Com chuva redobre a atenção, pois há o risco de derrapagens na pista.
 
A BR-354 é uma rodovia antiga e este trecho específico tem um traçado com muitas curvas, atravessando longos trechos de serra. Passa por três estados, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Minas e no Rio os acostamentos são precários ou inexistentes, mas no trecho de São Paulo é possível contar com eles. Boa parte da rodovia é cercada por mata fechada, característica da Serra da Mantiqueira, o que a torna uma rodovia belíssima, mas que pode ser traiçoeira se você se distrair com as paisagens ou calcular mal a entrada ou saída de uma curva.
 
Foto 1 – BR-354 em Minas Gerais. Acostamentos precários e perigosos.
 
Foto 2 – BR-354 no estado de São Paulo. Com bons acostamentos.
 
As condições físicas da rodovia são boas, com um bom asfalto, faixas de solo bem conservadas e placas de sinalização adequadas.
 
Postos de abastecimento e restaurantes você só encontra nos trechos das cidades, mas existem hotéis e pousadas ao longo da rodovia.
 
É a principal rota de ligação entre o estado do Rio de Janeiro e a região do Sul de Minas, o que faz com que tenha um tráfego intenso de ônibus, caminhões e grandes carretas.
Neste trecho, a BR-354 é considerada a rodovia federal mais alta do Brasil, atingindo uma altitude de 1670 metros, na divisa entre MG e RJ, num ponto denominado Garganta do Registro. Aqui é considerado o quilômetro zero da rodovia, algo que não consigo entender, pois antes de se chegar ao topo as placas indicavam algo em torno de km 790. Bem, não se preocupe com isso e siga em frente. Neste ponto também se encontra a entrada da BR-485 que leva até a parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, um parque que deve ser conhecido pelas suas inúmeras belezas naturais.
 
Foto 3 – Marco zero no ponto mais alto da rodovia (Garganta do Registro). Note a neblina. No início da descida da serra, logo após a divisa de estados, a rodovia também estava em obras.
 
Quase no seu final e bem próximo de Engenheiro Passos (RJ), no lado esquerdo da rodovia, há um bom ponto de parada para um café amigo com pão de queijo, além de boas cachaças e outros produtos típicos de beira de estrada. Vale a pena uma paradinha.
 
Foto 4 – Parada do Pão de Queijo na BR-354 (Engenheiro Passos)
 
CONCLUSÃO
Não são necessários grandes preparativos para fazer essa viagem de 87 quilômetros. O ponto chave é mesmo sua atenção e paciência, principalmente nos trechos de serra, onde as ultrapassagens podem tornar-se muito arriscadas e perigosas.
No mais, acenda os faróis e boa viagem.
 
OBS.: Se algum leitor passar por esta rota e verificar que as obras estão concluídas ou ocorreu alguma mudança naquilo que descrevi, peço que me comunique através do campo de comentários para que possa ser feita a revisão do texto.
 
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