DESVENDANDO A SIMBOLOGIA RELIGIOSA NA GRANDE JOÃO PESSOA/PB - IGREJA DE SÃO FRANCISCO (CCSF)

ADRO COM LEÕES DE FÔ E MÁSCARAS PROTETORAS

Ornada de forma elegante e envolvente. Há quem diga que o exagero do Barroco seja um problema, uma ostentação desnecessária, mas não concordo. Cada estilo artístico ao longo da História da Humanidade possui sua beleza íntima, que o torna especial. A Beleza do Barroco está justamente nesse exagero, o sentimento levado ao extremo, ao êxtase, tal qual a obra de Bernini, escultor e arquiteto do Barroco italiano, autor da mais célebre e visceral escultura " O êxtase de Santa Teresa".

Também não seria de se estranhar que em meio a um mundo em transformação , influenciado pelos claros e vibrantes pensamentos do Renascimento a Arte propriamente dita seria "bombardeada com símbolos e seus respectivos significados". É certo que muito creem na hipótese de que o Barroco nada mais foi do que uma " contrarreforma" o que é uma rotulação inaceitável, pois o Barroco é mais do que apenas um movimento cristão de antirreforma, e sim, trata-se da união entre o belo e o perfeito, a razão e a emoção lado a lado, como irmãs inseparáveis como assim deveriam ser.

Em João Pessoa na Paraíba, as igrejas e mosteiros remontam a própria história local.

O mais interessante é que estes locais abrigam detalhes que ultrapassam o limiar da crença Cristã, apoiando-se em mitos antigos medievais e de povos do Oriente até os mitos de nossos nativos indígenas e os escravos negros que tanto serviram e auxiliaram na formação deste país. Uma particularidade que nos coloca em um patamar acima da origem do próprio Barroco Europeu. Aqui, o Barroco ganha traçados diferentes, nomenclaturas a altura a exemplo do termo "Barroco Tropical", porém tão belos quanto o original.

Na Igreja de São Francisco, situada em João Pessoa - Paraíba, podemos encontrar vários destes simbolismos a começar pelo adro. Como já foi dito na matéria "Desvendando a Simbologia na Arquitetura pessoense I" ( o endereço estará ao final desta matéria) o próprio e imponente Cruzeiro de pedra (que em outrora já foi de madeira segundo relatos de Helias Herckmans em seus relatos em "Descrição Geral da Capitania da Parahyba" ) possui seus detalhes um tanto místicos tal qual a bela águia bicéfala. Mas é um pouco mais a frente do cruzeiro de pedra que podemos identificar outros dois monumentos intrigantes ( e fascinantes).

Tratam-se de uma figura de pedra, tal qual um guardião, instalado nas extremidades da muralha do adro trapezoidal. Um mítico personagem oriental saúda quem visita o templo e protege-o contra maus agouros. Um típico exemplar que faz alusão aos famosos Leões de fô dos Templos chineses e japonese.

Estes dois artefatos feitos em pedra possuem claros traços da influência oriental. Não atoa esse tipo de escultura protetora e com outros formatos e nomes também pode ser encontrados a frente de outros monumentos (pagãos ou não) e ao redor de todo o planeta e que provavelmente você já deve ter visto pela televisão, em revistas, pela internet ou quem sabe ( se tiver sorte e dinheiro) pessoalmente!

Não está entendendo?

Pois bem.

Te explico com o maior prazer.

A palavra Esfinge te diz alguma coisa?

Se você for bom em História haverá de lembrar das esfinges e em especial as egípcias (sendo a mais conhecida a de Gizé, provavelmente dedicada a Quéfren). Este grandioso monumento está situado estrategicamente a frente das últimas maravilhas do mundo antigo: "As Pirâmides de Gizé em honra aos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos".

Não por acaso, a esfinge de Gizé possui a cabeça humana e o corpo de leão ( sendo o leão um símbolo poderoso de proteção - o guardião). Sociedades diferentes, povos diferentes, épocas distintas, porém com grandes semelhanças no aspecto simbólico.

Inspirados na mitologia egípcia, os maçons também se utilizaram das esfinges a exemplo da Loja Maçônica Branca Dias, situada na Avenida General Osório, nº 128 e tombada pelo IPHAEP desde 26 de agosto de 1980. Logo e com todos estes dados haveremos de entrar em um acordo de que, um primeiro símbolo a primeira vista já foi apresentado.

Continuando nossa jornada, se seguirmos pelo adro rumo ao Templo, provavelmente iremos iluminar nossos olhares com os nichos que se abrem na muralha, com azulejos que remontam os passos do martírio de Cristo.

Infelizmente além da ação do tempo e de formas equivocadas de restauração, alguns vândalos danificam parte do monumento com pichações diversas

Ainda acima da muralha do adro, apoiadas na fachada do mesmo templo encontramos o que mais parecem máscaras. As máscaras protetoras de cabelos frisados como assim podemos chamá-las são também de provável influência indiana, também contendo a característica de proteção contra os maus espíritos ameaçadores.

É fato afirmar que a igreja em especial Católica teve os seus momentos de crendices nada cristãs. Do contrário eram bastante supersticiosa, atrasadas e se remetiam a povos antigos, com praticas anteriores ao cristianismo. É fato também que muitas dessas tradições primitivas foram adaptadas pois condiziam com os ideais que a igreja almejava.

Por isso caro leitor, não se assuste ao ver um templo cristão (nesse caso católico) repleto de imagens e símbolos estranhos. Cada época possui as características que as compõe. Para não se assombrar e tirar conclusões precipitadas e provavelmente errôneas, o melhor a fazer é "estudar"! Estudar pra tirar suas dúvidas, iluminar suas ideias e para diluir suas próprias conclusões a respeito do que tens dúvida. Não se limite a este Blog: Busque outras alternativas, outras respostas, outros pesquisadores. Essa é a minha dica do dia!

Um abraço fraterno,

Fiquem na Paz!

Lais L S
Enviado por Lais L S em 10/08/2013
Código do texto: T4428801
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