Visite João Pessoa
Visite João Pessoa
A cidade que eu moro. Nasci em João Pessoa em 1984, moro aqui desde 1999, já que ao nascer minha mãe fui morar em Fortaleza, eis alguns locais interessantes da cidade. Sempre visitava João Pessoa na Paraíba devido a meu pai, nas férias, mas morar mesmo comecei em 1999, no inicio do ano de 99, estranhei logo a movimentação nas ruas e os poucos locais de diversão, porém uma extrema calma e tranquilidade, sentia muita falta da minha família, mas com o tempo fui crescendo como pessoa e a cidade foi crescendo comigo, vi que João Pessoa tinha sim suas belezas, e da metade da década de 2000 em diante houve um crescimento significativo, isso acompanhou minha idade e ajudou a eu não querer mais sair daqui (Pelo menos por enquanto), boa para se morar, com poucos assaltos, o tamanho crescimento que o trânsito esta ficando o caos.
Roteiro para um final de semana em João Pessoa:
Dia 1 – Assim que você chegar em João Pessoa, você irá descer numa cidade a 20km da capital, chamada de Bayeux, não há nada de interessante lá, não tem transporte próximo, recorra ao táxi e peça para descer na praia, onde normalmente as pessoas ficam.Comece pelo centro da Cidade, pegue um ônibus para a Lagoa, basta dizer que quer descer na lagoa, irá passar de ônibus nas 2 principais vias da cidade a Av. Ruy Carneiro e a Av. Epitácio Pessoa, na Lagoa, você tira fotos por lá e aproveita para comprar no centro da cidade, de lá suba rumo ao shopping terceirão, onde se reúnem os principais camelódromos com ótimos preços e importados, pelo mesmo lado está a Praça dos Poderes e algumas igrejas e locais históricos da cidade, o chamado centro histórico, Casa de Barro, entre outros. A Bica Zôologico (Parque Arruda Câmara) fica em um local péssimo, no centro, mas vale a pena, apesar de sujo, tem diversidade de animais, e dos que eu vi, é um dos 3 melhores, tem macacos, leão, gorila…..pra Entrar é bem barato. Uma sugestão para a tarde é o bairro dos bancários, bem movimentado a noite, mesmo sendo um bairro que está se tornando perigoso tem bastante diversão para noite na Praça da paz. A noite, vá para o Bairro de Cabo branco é o mais rico da cidade, seguido por Tambaú e Manaíra, porém o bairro de Manaíra é perigoso, pois tem uma favela vizinho, lá fica o shopping Manaíra, um dos maiores do nordeste, aproveite para de noite dar uma passada lá, quando o shopping fechar, visite a FEIRINHA DE TAMBAÚ, o bairro fica vizinho ao do cabo branco, dá uma boa caminhada, o legal da feirinha de Tambaú é que ela já fica em local estratégico, em frente ao HOTEL TAMBAÚ, o mais chique da cidade, nela você encontra de tudo, produtos da cidade, até outros pontos ao redor de muito lazer, como boates, pagode (Recomendo a John People), restaurantes, a noite é bem movimentado. Não acho perigoso. Se você gosta de Kart (Corrida), ainda no centro de tarde mais cedo antes de ir aos bancários, tem o KART INDOOR (Próximo ao cemitério), custa caro, acho que 30 pra dar uma volta, divertido e muito emocionante, deveriam investir mais por lá, fica perto do cemitério, afastado, para quem curte mesmo.
Dia 2 – Deixe o segundo dia para as praias, antes claro, já em Tambaú aproveite o MERCADO DE ARTESANATO, o Mercado é um ponto dos turistas, nele você encontra de tudo, em especial artesanato e produtos da terra local, bem organizado, em frente a lateral dele tem a melhor carne da cidade (Picanha Argentina) no Paraíba Carne de Sol, preço bom e boa comida, se você for visitar o shopping Manaíra (Bairro vizinho), não perca o restaurante BAIANO, fora do shopping é o grande concorrente dos preços abusivos do shopping e boa comida, na lateral do shopping. Se você tiver com grana tem o MANGAI – Mundialmente conhecido, o restaurante fica na Edson Ramalho, rua bem conhecida de Manaíra, tem simplesmente de tudo, apesar de caro, concorre com Sal e Brasa, Tererê, entre os mais requisitados da cidade, em época de feriados faltam mesas, mas a comida é muito boa mesmo. Recomendo. Até O Amaury Jr se rendeu a ele. Continue pelas praias, dá para fazer uma boa caminhada do Cabo Branco, passando por Tambaú, Manaíra e Bessa, são as principais praias da cidade, mas normalmente como o Pessoense é tímido, percebo que preferem praias afastadas no interior da cidade. Camboinha, Intermares também são recomendados, a falta de barracas na orla é um problema, a prefeitura tirou eles, e ai, onde vamos pedir aquela água de coco ? Não esqueça ainda de dia de dois locais importantes, o FAROL DO CABO BRANCO, um cartão postal, e colado nele tem a ESTACÃO CIÊNCIA, o monumento de Oscar Nyemayer, neste local vale a visitação, a pouco tempo construída, relembra uma linda arquitetura, la dentro algumas besteirinhas pra se ver, vale o governo investir mais em opções por lá, para não virar apenas um monumento. ainda por ali estão construindo o Centro de Convenções de João Pessoa, pretende abalar emoções.
OBSERVAÇÕES FINAIS;
ESPACO CULTURAL – Não vá ao espaço cultural sem ter um evento, ele não tem nada, apenas quando tem evento, de qualquer forma se tiver na época em que você for compareça, fica perto da Epitácio em Tambauzinho.
TAMBABA – A praia de Naturismo TAMBABA, que fica a alguns KM da cidade, é sempre muito visitada, mundialmente conhecida, recomendo sim, mesmo que não entre, pode apreciar a paisagem do lado de fora, pegue o caminho do cabo branco para o valentina e você chega lá, alem da paisagem, poderá entrar na parte em que se é opcional o uso ou não de roupa.
PRÉDIOS – O Mercado da construção e imobiliária está bombando na cidade, os edifícios em João Pessoa são bastante modernos e muito bem executados.
ALMEIDÃO – O estádio Almeidão fica no Bairro do Cristo, é o maior com capacidade para 30 mil pessoas, fui apenas 1 vez, para realizar um sonho, ver Romário de perto, consegui, em 1999 o flamengo enfrentou o time local e um 3-3 estonteante com 2 gols do baixinho, demais, apesar disso vale ressaltar que o estádio é feio, velho, mau cuidado e ainda no dia que eu fui (Faz tempo) uma bagunça para entrar.