Trecho da rodovia entre Amparo e Morungaba
As imagens constantes deste texto são de Arnaldo Agria Huss


RODOVIA SP-360 - TRECHO ITATIBA A ÁGUAS DE LINDÓIA

No dia 4 de maio de 2013 foram iniciadas as obras de recuperação desta rodovia, no trecho compreendido entre os quilômetros 134 e 178 (Amparo a Águas de Lindóia). Os serviços englobam o recapeamento da pista, pavimentação dos acostamentos, implantação de nova sinalização horizontal e vertical. O DER estima que os serviços estejam concluídos até outubro de 2014, onde serão investidos R$ 100 milhões. Até lá todo o cuidado é pouco e mantenho o texto original na íntegra, pois nunca sabemos da eficiência dos nossos órgãos públicos.

Dezembro de 2013: As obras de recuperação estão em andamento entre Itatiba e Águas de Lindóia. Alguns trechos já receberam a nova pavimentação. Quem viajar pela rodovia deve estar ciente de que existem interrupções do tráfego em vários pontos, dando passagem somente em uma faixa de rolamento. Uma boa opção para escapar das obras e atrasos é optar pela SP-340 (Campinas a Mococa) até a entrada para Lindóia ou entrando antes, em Jaguariuna, e daí até Amparo. A rodovia que liga Jaguariuna a Amparo também encontra-se em obras e com as mesmas interrupçoes da SP-360. Pelo que observo nas minhas constantes passagens por ali, a SP-360 não será totalmente recuperada, e os trechos em condições razoáveis serão mantidos como estão.

Junho de 2014: As obras ainda estão longe de terminar e o trecho mais atrasado e ainda em más condições é o que fica entre Amparo e Serra Negra, com boa parte do pavimento em péssimas condições e sem sinais de início das obras. Nos demais trechos da rodovia as obras também provocam riscos aos usuários, pois em vários trechos, onde serão feitos os acostamentos, o desnível é muito grande podendo até causar o capotamento do veículo. O trecho mais adiantado (mas ainda com obras) fica entre Serra Negra e Águas de Lindóia. Portanto, tome cuidado se for trafegar por esta rodovia. Pelo que observo nas minhas constantes passagens pela rodovia, o prazo para o término das obras (Outubro 2014) dificilmente será cumprido.

Abril 2016: As obras praticamente pararam sem que o trecho fosse 100% recuperado. O trecho de chegada a Amparo, para quem vem de Morungaba, não foi recapeado. No local a pista é larga havendo a 3a. faixa em alguns trechos, mas está bem ruim. No trevo para Monte Alegre do Sul ainda há trechos sem recuperação, talvez aguardando liberação de verba para a construção de algum viaduto ou rotatória. Do trevo até Monte Alegre o recapeamento já foi concluído. E o trecho de chegada a Serra Negra, para quem vem de Amparo, está bem comprometido. No monumento irônicamente apelidado de "chapéu de coco do Luiz Gonzaga" e também na saída para o bairro chamado de Refúgio existem dois tipos de rotatória que não foram mexidos e estão péssimos. Ninguém entende o motivo. E mais próximo de Serra Negra o trecho ainda está em obras morosas ao extremo. Mas, no geral, pode-se dizer que o trecho geral da rodovia ficou muito bom, com a 3a. faixa em vários pontos, curvas reprojetadas com mais segurança, asfalto perfeito e boa sinalização aérea e de solo. Agora dá para fazer uma viagem segura. Atenção redobrada aos radares ao longo da rodovia, que são muitos. O trecho de saída de Águas de Lindoia para Monte Sião é cheio de pegadinhas. Boa viagem pra vocês!
 
A SP-360 (Engenheiro Constâncio Cintra) é uma rodovia que começa em Jundiaí/SP, indo até a divisa com Minas Gerais, onde se interliga com a MG-459. Nesse ponto localiza-se a cidade mineira de Monte Sião, famosa pela fabricação e venda de roupas de malha. Em seu trajeto passa pelas cidades de Itatiba, Morungaba, Amparo, Monte Alegre do Sul (através de interligação), Serra Negra, Lindóia e Águas de Lindóia, até atingir o sul de Minas. É conhecido como “Circuito das Águas Paulista”. A narrativa é feita no sentido Itatiba – Águas de Lindóia, com extensão aproximada de 100 quilômetros. São dadas também outras informações fora desse trecho.
 
Se estiver em horário próximo do almoço, uma boa opção antes de pegar a estrada é a Churrascaria Rincão dos Pampas, que fica às margens da SP-360, na área urbana de Itatiba. Oferece duas opções: rodízio completo ou buffet. Para sair de Itatiba existem dois caminhos: atravessando toda a área urbana (bem sinalizada) ou através das rodovias Luciano Consoline (SP-63) e posteriormente a D. Pedro I, que interliga Campinas a Jacareí. O trecho é bem sinalizado.


Vista do Restaurante Rincão dos Pampas em Itatiba
  • Traçado: O trecho da SP-360 a partir de Itatiba é todo em pista única, sem pedágios. A rodovia é muito sinuosa, possuindo algumas curvas bem fechadas que requerem atenção, principalmente após a cidade de Morungaba até Águas de Lindóia. Entre Amparo e Serra Negra, o trecho de serra é perigoso e não tem nenhum guard-rail de proteção. Nesse local já ocorreram muitos acidentes – inclusive com veículos pesados –, alguns com vítimas fatais.
  • Pavimento: É toda asfaltada, mas existem trechos que estão em péssimas condições, com a pista mais parecendo uma praça de guerra devido a tantos remendos no asfalto e alguns buracos. Os piores estão entre Amparo e Serra Negra e Serra Negra a Lindóia.
  • Acostamentos e Sinalização: A qualidade dos acostamentos varia muito. Em alguns pontos são precários e até inexistentes ou estreitos demais. Em outros, chegam a ser asfaltados. A sinalização de solo é relativamente boa e garante correta orientação em ultrapassagens (cuidado com as ultrapassagens nesta rodovia). Já a sinalização de placas deixa a desejar, principalmente no que diz respeito a informações importantes de segurança.
  • Terceira faixa: Na chegada a Amparo existe a terceira faixa para quem vem em sentido contrário e no trecho Amparo a Serra Negra e Serra Negra a Águas de Lindóia também existem trechos com terceira faixa.
  • Hospital: Na saída da cidade, às margens da rodovia, em direção a Morungaba, fica localizado o Hospital Itatiba (telefone: 11-3408.7000). 
  • Pedágio: Entre Jundiaí e Itatiba existe um pedágio que custa R$ 1,40 (nov./2012).
  • Postos de abastecimento: Bem servida, tanto nas cidades como na própria rodovia.
  • Sinal de celular: Bom sinal de todas as operadoras.
  • Radares: Em todas as cidades existem radares que controlam a velocidade, com exceção de Serra Negra e Águas de Lindóia que, pelo menos por enquanto, não os possuem. Atenção especial ao radar localizado na entrada de Morungaba (chegando de Itatiba). Na rodovia Luciano Consoline, já próximo da saída para a D. Pedro I há um radar de velocidade, assim como no trecho de Morungaba a Amparo entre os quilômetros 109 e 111 e também chegando a Monte Sião, nas proximidades do “Oscar Inn Resort”. O lado bom é que todos eles estão sinalizados, principalmente os da rodovia. Nas cidades é necessária cautela e atenção, pois alguns, mesmo sinalizados, são típicos de pegadinhas, principalmente em Amparo.
  • Café: Na chegada a Morungaba, à beira da rodovia, há uma casa de café chamada “Art Café”. É um ponto de encontro de motociclistas que se dirigem a Serra Negra em todos os finais de semana, tornando a SP-360 um tanto perigosa, pois alguns deles parecem não ter amor à vida.
  • Travessia das cidades: a) Morungaba – A rodovia atravessa a cidade e a velocidade é controlada por radares em toda a extensão da Avenida Araújo Campos (50 km/h); b) Amparo – Deve-se passar por dentro da cidade que é relativamente bem sinalizada; c) Serra Negra – A passagem por Serra Negra é inglória, pois o caminho obrigatório é pelo centro da cidade (Rua Sete de Setembro). Em feriados e finais de semana, aquilo vira um caos. E na volta é o mesmo drama, na saída pela Rua Coronel Pedro Penteado. Encha-se de paciência. E tem político de lá que ainda acha que isso é progresso. Existem caminhos alternativos para fugir dessa muvuca, mas é difícil citá-los aqui. d) Lindóia – É só seguir o trajeto da rodovia. Há uma ponte onde só passa um veículo por vez. e) Águas de Lindóia – A travessia é tranquila, passando-se em frente ao balneário. A saída de Águas é muito ruim, com pavimentação em más condições e muitas lombadas. A partir daí e até Monte Sião, já em Minas, a rodovia está razoável.
  • Hospedagem: As melhores condições de hospedagem estão em Águas de Lindóia e Serra Negra, que possuem grande oferta de leitos e alimentação.
  • Interligações: Existem interligações para Louveira (entre Jundiaí e Itatiba), Bragança Paulista (em Itatiba e próximo a Amparo), Tuiuti (próximo a Amparo), Monte Alegre do Sul (entre Amparo e Serra Negra), Itapira, Mogi Guaçú, Mogi Mirim e Socorro (em Lindóia.

A SP-360 mostra paisagens exuberantes, onde o verde predomina em toda a sua extensão, o que vem a ser um grande atrativo para quem vive na selva de pedra das grandes cidades. É uma rodovia heterogênea, que possui em seu trajeto, desde fábricas não poluentes até bons restaurantes e spas. Existem muitas curvas em toda sua extensão, fazendo com que a viagem não se torne monótona, mas exigindo do motorista toda a atenção e respeito às leis de trânsito.

 
Um aviso: se topar com um veículo pesado e lento à sua frente, não se irrite e nem se enerve, pois vai ser difícil ultrapassá-lo com segurança, haja vista os poucos locais existentes para uma ultrapassagem segura.

 
Boa viagem!
 
 

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