SE   VOCÊ  FOR  A  BELEM.

    
 
Vá a Feira do Ver-o Peso. Lá você vai encontrar tudo o que se encontra nos camelódromos.Experimente o açaí, o tacacá, o pato no tucupi, a maniçoba (feijoada de folha de mandioca), o mingau de tapioca com castanha do Pará, o mingau de milho branco  e se quiser, almoce lá mesmo nas barracas onde você saboreia um peixe frito fresquinho com farofa feita na manteiga. Se for época  experimente o  biribá, o  taperebá, o uxi, a fruta pão,  o  mucajá, o tucumã ,  o bacuri e o abvricó,  são frutas deliciosas. Ah! Experimente o vatapá e  o caruru. Depois você vai ao mercado de peixes. Lá você encontra tucunarés, tambaquis, melro, filhote, dourado, tamuatá, piramutaba, piranhas   e outros peixes menos nobres mas deliciosos também.
No Complexo das Docas,  antigos armazéns do cais transformados em lugar de lazer,  o  passeio é  imperdível. Bons restaurantes, comida de primeira...Os finais de tarde são   maravilhosos. O Forte do Presépio,   é especial, com lojas de artesanato, bares para uma boa cerveja e uma vista para a baia .Perto você tem a Catedral da Sé, imperdível pela arquitetura e  quadros a óleo em tamanho natural,  arte e religião.Em frente você tem a Igreja de Santo Alexandre, com histórias para contar.   Não deixe de ver as 12 Janelas. Vá até o Mangal das Garças, lindíssimo, com um borboletário incrível. Essa área toda fica na cidade velha, com seus velhos casarões  com fachadas de azulejos portugueses. Está um pouco degradada,mas ainda é romântica.  Se houver tempo façam os passeios de  barco.Informem-se na Paratur ou mesmo ali nas Docas. São passeios maravilhosos,  entre o quais  para as Ilhas de Carnapijó e Cotijuba.Um lugar aprazível para visitar é a antiga residência dos governadores, agora transformada em museu. O Museu Emilio Goeldi é imperdível, assim como o Bosque Rodrigues Alves.Natureza viva na selva urbana.  A Basílica de Nazaré tem de estar no roteiro. Para saborear sorvetes com sabores da terra, é na Sorveteria Cairu, mais de 100 sabores. O Teatro da Paz fica na Praça mais charmosa de Belém, a Praça da República, mas não sei se é aberto para visitas.
   Fora de Belém e não muito longe, cerca de  duas horas, fica a Ilha do Mosqueiro. É paradisíaca, com praias de rio, mas muito bonitas. Vale a pena, mas vão com outras pessoas que conheçam o lugar. Visitem Icoaraci, com suas cerâmicas tapajônicas e marajoaras. No final da tarde é um passeio gostoso.
   Apreciem e comprem , os cheiros do Pará., são deliciosos para colocar no guarda roupa e nas gavetas. Se quiserem,  comprem o patchuli, mas mão se iludam, o cheiro original é outro, não aquele que eles apresentam na hora.
    As roupas  são leves, muita bermuda ou calças e calçado confortável e aberto, muita blusinha...Uma caixa de lenços  refrescantes  é indispensável assim como uma garrafinha de água na sacola...Nada de dar mole como turista, evitar jóias, ter cuidado com a bolsa, pedir informação em lugares seguros.E aproveite da hospitalidade e  simpatia do povo paraense, gente do bem!