RODOVIA SP-225
Entre Via Washington Luiz e Via Anhanguera
Entre Via Washington Luiz e Via Anhanguera
Revisão 1 - 18/01/2017: Passados cinco anos percorri novamente a SP-225. As mudanças são significativas, pois o trecho entre a Rodovia Washington Luiz e a Rodovia Anhanguera foi totalmente recapeado, com nova pintura de sinalização de solo, implantação da terceira faixa nos aclives e mantida a boa conservação das placas de sinalização. Não existem remendos e nem buracos em toda sua extensão. A rodovia ficou muito mais segura, apesar de ter sido mantido o seu traçado original. No restante, permanece do mesmo jeito, inclusive no acesso à Rodovia Anhanguera, em direção ao interior. Aproveitando esta revisão, acrescento que o trecho aproximado de 190 quilômetros da SP-225 entre Bauru e a Rodovia Washington Luíz é todo em pista dupla, com asfalto e acostamentos perfeitos, correta sinalização de placas e solo e separação entre pistas extremamente segura. Neste trecho entre Bauru e a Washington Luiz existem três pedágios: km 200 Itapuí (R$ 10,40), km 143 Brotas (R$ 8,10) e km 107 Itirapina (R$ 7,00). A concessionária é a Centrovias 0800-178998. Os dados são de janeiro de 2017.
NOTA: O texto original não foi alterado.
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NOTA: O texto original não foi alterado.
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A rodovia SP-225, com extensão aproximada de 183 quilômetros, tem seu traçado entre os municípios de Aguaí e Jaú, no Estado de São Paulo. Este relato abrange o trecho localizado entre a Via Washington Luiz (SP-310) e a Via Anhanguera (SP-330), num total de 41 quilômetros. O trecho é considerado uma interligação entre as regiões de São Carlos e Pirassununga. A única cidade existente no percurso é a pequena Analândia, que tem nas belas cachoeiras e no turismo radical suas principais atrações (arvorismo e trilhas). Analândia fica a 15 quilômetros da SP-310 e 26 quilômetros da SP-330. Tanto a SP-310 como a SP-330 são excelentes rodovias de pista dupla, muito bem servidas de postos de abastecimento, restaurantes e, claro, pedágios. A coleta de dados foi feita em janeiro de 2012.
A SP-225 é administrada pelo DER (0800 055 55 10), possui pista simples em todo o trajeto e o pavimento alterna-se entre bom e ruim, com muitos remendos, fazendo o carro e você trepidarem bastante. Percebe-se que pequenos trechos foram recapeados. A extensão entre Analândia e a SP-330 possui alguns buracos que merecem atenção do motorista.
O único posto de abastecimento (BR) está localizado na entrada de Analândia.
A rodovia não possui curvas acentuadas, os acostamentos são precários (quando não inexistentes) e a sinalização aérea e de solo, deficiente. Nos pontos verificados há sinal de telefonia celular (Vivo) e não há nenhum pedágio nem radares.
Se estiver com tempo vale uma hospedagem em Analândia. É uma cidade extremamente pacata, e tem-se a impressão de que o progresso ainda não chegou por lá. É difícil encontrar alguém no sossego de suas ruas. Mas é muito bem servida de pousadas e supermercados, estes para ajudarem o turista a abastecer as despensas do chalé, pois normalmente as pousadas de lá não fornecem nada, a não ser um discreto café da manhã. A fazenda São Francisco é o melhor local para almoço e jantar. Tem um ótimo atendimento e oferece generosas porções de uma comida caseira saborosíssima (a polenta frita é um arraso). Para duas pessoas o custo gira em torno de R$ 40,00 a 50,00. A fazenda também possui uma pousada, mas com pouca estrutura.
Percorrendo este trecho da rodovia SP-225 com calma e atenção o motorista não encontrará problemas. Entretanto, um ponto merece atenção redobrada: se estiver indo no sentido de Pirassununga, muito cuidado ao adentrar à esquerda na alça para a Via Anhanguera, pois o cruzamento em nível e o movimento de veículos relativamente grande torna-o perigoso. Se puder, evite o local no período noturno.
Em contrapartida às suas condições físicas não muito boas e projeto ultrapassado, a rodovia oferece paisagens deslumbrantes, com grandes vales e fazendas a perder de vista, além de perfeitas visões em perspectiva nos seus longos trechos de retas. O contraste do céu azul e suas nuvens brancas com o verde das matas é particularmente belo.
Boa viagem!
A SP-225 é administrada pelo DER (0800 055 55 10), possui pista simples em todo o trajeto e o pavimento alterna-se entre bom e ruim, com muitos remendos, fazendo o carro e você trepidarem bastante. Percebe-se que pequenos trechos foram recapeados. A extensão entre Analândia e a SP-330 possui alguns buracos que merecem atenção do motorista.
O único posto de abastecimento (BR) está localizado na entrada de Analândia.
A rodovia não possui curvas acentuadas, os acostamentos são precários (quando não inexistentes) e a sinalização aérea e de solo, deficiente. Nos pontos verificados há sinal de telefonia celular (Vivo) e não há nenhum pedágio nem radares.
Se estiver com tempo vale uma hospedagem em Analândia. É uma cidade extremamente pacata, e tem-se a impressão de que o progresso ainda não chegou por lá. É difícil encontrar alguém no sossego de suas ruas. Mas é muito bem servida de pousadas e supermercados, estes para ajudarem o turista a abastecer as despensas do chalé, pois normalmente as pousadas de lá não fornecem nada, a não ser um discreto café da manhã. A fazenda São Francisco é o melhor local para almoço e jantar. Tem um ótimo atendimento e oferece generosas porções de uma comida caseira saborosíssima (a polenta frita é um arraso). Para duas pessoas o custo gira em torno de R$ 40,00 a 50,00. A fazenda também possui uma pousada, mas com pouca estrutura.
Percorrendo este trecho da rodovia SP-225 com calma e atenção o motorista não encontrará problemas. Entretanto, um ponto merece atenção redobrada: se estiver indo no sentido de Pirassununga, muito cuidado ao adentrar à esquerda na alça para a Via Anhanguera, pois o cruzamento em nível e o movimento de veículos relativamente grande torna-o perigoso. Se puder, evite o local no período noturno.
Em contrapartida às suas condições físicas não muito boas e projeto ultrapassado, a rodovia oferece paisagens deslumbrantes, com grandes vales e fazendas a perder de vista, além de perfeitas visões em perspectiva nos seus longos trechos de retas. O contraste do céu azul e suas nuvens brancas com o verde das matas é particularmente belo.
Boa viagem!
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