SP 334 - RODOVIA CÂNDIDO PORTINARI
Foto: Arnaldo Agria Huss
A rodovia Cândido Portinari (nome oficial da SP-334) é uma rodovia paulista que tem seu início em Ribeirão Preto, chegando até Rifaina, já na divisa com Minas Gerais. Em seu percurso, interliga as cidades de Brodowski, Batatais, Restinga, Franca, Cristais Paulista e Pedregulho. A divisa de estados SP-MG é muito bonita, pois se dá sobre o rio Grande, no reservatório de Jaguara, sendo um bom local para fotos.
Tem o seu nome em homenagem ao grande pintor Candido Portinari, nascido na cidade de Brodowski, onde existe um museu com obras do artista e que, dependendo da sua disponibilidade de tempo, merece uma visita.
Além de ser o melhor roteiro para chegar-se a Araxá-MG para quem vem de São Paulo pela via Anhanguera, é também considerada uma rodovia para escoamento da produção agrícola e, segundo o DER, passam por ela cerca de 5.000 veículos por dia.
Foto: Arnaldo Agria Huss
A rodovia possui pista dupla de Ribeirão Preto a Franca, trecho administrado pela concessionária Autovias. Seu início é no km 318 da via Anhanguera – sentido interior – (em Ribeirão Preto) e até Franca são aproximadamente 80 quilômetros. Nesse trecho em pista dupla o pavimento é perfeito com as faixas de solo em bom estado e as placas de sinalização bem adequadas. Há um posto de abastecimento próximo ao km 330 com uma churrascaria anexa (Serro Azul), que pertence ao município de Brodowski. Se estiver com fome, pode fazer sua refeição nesse local. A comida é boa e a um preço acessível.
Neste trecho – Ribeirão Preto a Franca – existem dois pedágios, um no km 344 (Batatais) e outro no km 374 (Restinga), ao custo de R$ 7,10 cada um (em setembro de 2011).
Ao longo da rodovia o melhor lugar para hospedar-se é no município de Franca, que possui um bom hotel praticamente às margens da pista. É o JP Palace Hotel, que fornece um bom café da manhã incluído na diária. Se você for viajante, é o melhor local para ficar, pois não há necessidade de entrar na cidade, o que sempre acaba sendo um transtorno.
De Franca até Rifaina, a rodovia sofre grande transformação. A pista é simples em todo o trajeto, o pavimento alterna-se entre bom e ruim (sem buracos, mas com muitos “remendos” fazendo o carro e você chacolejarem bastante). Mesmo assim dá para manter uma boa velocidade de cruzeiro. Há apenas um posto de abastecimento. Os demais pontos de apoio ao motorista situam-se dentro das cidades. O ideal é estar com o tanque cheio, pois após a divisa com Minas Gerais, tem início a MG-428, esta sem nenhum apoio ao motorista até atingir a cidade de Araxá, distante aproximadamente 125 quilômetros. O trecho conhecido como “curva da morte” foi duplicado e entregue ao tráfego em maio de 2011, depois de quase um ano em obras e de muitos acidentes fatais. Foram gastos cerca de R$ 34 milhões na obra. No local há fiscalização eletrônica e a velocidade máxima é de 60 km/h.
A SP-334 é uma rodovia com aproximadamente 170 quilômetros de extensão (Ribeirão Preto a Rifaina) que pode ser percorrida sem grandes preocupações. O trecho que demanda um pouco mais de atenção é entre Franca e Rifaina, onde a pista é simples e o asfalto não é dos melhores, além de alguns pontos sem acostamento. Mesmo assim pode ir tranquilo.
Neste trecho – Ribeirão Preto a Franca – existem dois pedágios, um no km 344 (Batatais) e outro no km 374 (Restinga), ao custo de R$ 7,10 cada um (em setembro de 2011).
Ao longo da rodovia o melhor lugar para hospedar-se é no município de Franca, que possui um bom hotel praticamente às margens da pista. É o JP Palace Hotel, que fornece um bom café da manhã incluído na diária. Se você for viajante, é o melhor local para ficar, pois não há necessidade de entrar na cidade, o que sempre acaba sendo um transtorno.
De Franca até Rifaina, a rodovia sofre grande transformação. A pista é simples em todo o trajeto, o pavimento alterna-se entre bom e ruim (sem buracos, mas com muitos “remendos” fazendo o carro e você chacolejarem bastante). Mesmo assim dá para manter uma boa velocidade de cruzeiro. Há apenas um posto de abastecimento. Os demais pontos de apoio ao motorista situam-se dentro das cidades. O ideal é estar com o tanque cheio, pois após a divisa com Minas Gerais, tem início a MG-428, esta sem nenhum apoio ao motorista até atingir a cidade de Araxá, distante aproximadamente 125 quilômetros. O trecho conhecido como “curva da morte” foi duplicado e entregue ao tráfego em maio de 2011, depois de quase um ano em obras e de muitos acidentes fatais. Foram gastos cerca de R$ 34 milhões na obra. No local há fiscalização eletrônica e a velocidade máxima é de 60 km/h.
A SP-334 é uma rodovia com aproximadamente 170 quilômetros de extensão (Ribeirão Preto a Rifaina) que pode ser percorrida sem grandes preocupações. O trecho que demanda um pouco mais de atenção é entre Franca e Rifaina, onde a pista é simples e o asfalto não é dos melhores, além de alguns pontos sem acostamento. Mesmo assim pode ir tranquilo.
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