O VERSO DO CARTÃO POSTAL
O verso é referência a seu lado posterior. O cartão postal surgiu na Europa durante o século 19, com a finalidade precípua de se estabelecer comunicação imediata entre as pessoas.
Gravura ou foto de um lado e espaço em branco no verso, destinado à mensagem.
Depois de circular cumprindo seu objetivo, os cartões postais transformam-se em moeda de troca entre seus colecionadores que integrados aos clubes de cartofilia, promovem exposições dos mesmos.
As coleções se fazem por por temas: castelos, praias, estilos arquitetônicos, cidades etc. As permutas baseiam-se no critério da proporcionalidade: 1x1 2x2 etc
Não se coleciona postais com base nas mensagens inseridas no verso dos mesmos. Em relação a isso, percebe-se um respeito silencioso; são ignoradas.
Todavia, aquelas mensagens resumidas, algumas amarelecidas pelo tempo, resumem fatos condensados que poderiam transformar-se em microestórias cinematográficas.
Alguns exemplos:
" Tenho umas primas que moram em (nome da cidade) Uma delas é freira. Vive no Mosteiro de Santana. Seu nome é Maura Cordeiro".
" Este é o hotel em que ficamos hospedadas. Foram cinco dias maravilhosos! A seta indica o nosso apartamento de onde descíamos direto para a praia"
"Uma basílica de Bom Jesus em Goa, Índia, com um padre velhinho, português"...
O eventual leitor não precisa ir a Goa, para ver a basílica do postal.Acesse www.youtube.com e pesquise: Goa-Índia- Basílica de Bom Jesus.
O padre velhinho, português, certamente é outra estória...