Não é proibido descansar!

Você conseguiria imaginar uma lei com a seguinte afirmação: "É proibido descansar!"? Isso seria um verdadeiro absurdo.

Como assim, não poder descansar? Inimaginável, né? Sim!

Embora essa lei não exista e provavelmente nunca existirá na prática, nas entrelinhas ela não só existe como é estimulada 24 horas por dia. O mundo de hoje é todo ele feito para não parar, não descansar. Vejam:

Descansar é uma palavra que o marketing, o entretenimento, as grandes marcas e empresas abominam, porque quem para não consome e, não consumindo, os grandes conglomerados não lucram. Por exemplo:

Antigamente, o domingo era o dia sagrado do descanso. No máximo, a pessoa ia à missa ou ao culto e depois voltava, almoçava e descansava. Hoje, shoppings abrem todos os 7 dias da semana, assim como lojas, supermercados etc. Na televisão, o que não falta são opções de filmes, séries, esportes, programas etc. para as pessoas escolherem. O cardápio é vasto. Em feriados, muita gente passa 12 horas ou mais na estrada para viajar; ou seja, obviamente, não vão descansar.

Isso sem falar dos aparelhos de celular, que já são praticamente uma extensão das pessoas. Não descansamos. Estamos sempre fazendo alguma coisa. Se alguém ficar em uma praça ou parque por duas horas ou mais sem fazer nada, apenas olhando o movimento, será considerada louca ou vão chamar a polícia.

Porque isso, nos dias atuais, é loucura ou caso de polícia.

Mas essa "proibição" do descanso não seria uma das causas de tanta gente ansiosa, agitada, preocupada e cansada? Resumindo: doente física e emocionante? É uma possibilidade. Por isso, precisamos novamente de uma cultura do descanso!

Danilo D
Enviado por Danilo D em 21/04/2025
Código do texto: T8314824
Classificação de conteúdo: seguro