O Poder Demoníaco e Divino das Palavras
A Linguagem como Arma e Milagre
As pessoas subestimam o poder das palavras. Elas podem mudar ou acabar com um dia, enaltecer ou difamar alguém. É muito mais fácil criticar do que elogiar. Elogiar alguém, dizer que está bonito, é sinal de autoconfiança; o contrário costuma ser fruto de ressentimento.
Rapport: Sedução, Vendas e Estado de Espírito
Há uma técnica de linguagem chamada Rapport, que são condicionamentos através da linguagem física ou verbal para melhorar a confiança, a autoestima ou perder a vergonha. É uma técnica da Programação Neurolinguística, muito usada em vendas.
Por exemplo, em O Lobo de Wall Street — tanto o personagem no livro autobiográfico quanto no excelente filme de Scorsese (2013), numa atuação que mereceria o Oscar para DiCaprio, se a premiação fosse séria — vemos essa técnica em ação: através da linguagem, melhora-se o estado anímico e a confiança, tão necessários não só para vendas, mas para a vida, para a sedução, para a conquista. O sucesso reside, em boa parte, na confiança.
Palavras que Condicionam o Destino
Reinaldo Azevedo, brilhante jornalista e bem racional, demonstra certa superstição ao não pronunciar palavras como “desgraça” — ele sempre usa um sinônimo. Ou como “azar”, que ele se refere a “falta de sorte”. Ele recorre a eufemismos e também não fala “Titanic”. Pode parecer superstição boba, mas Reinaldo sabe, talvez intuitivamente, o poder das palavras e como elas condicionam nossas ações.
O Desenho que Já Sabia de Tudo
Sabe aquele personagem do desenho que não é da minha época, graças a Deus, e que só dizia: “Ó, vida… Ó, azar!” — e sempre acabava se ferrando no final? Pois é. Palavras negativas têm poder.
Reclamação: O Lixo Invisível do Ambiente
Por isso, é inteligente evitá-las. O mesmo vale para reclamações que não levam a nada e só mudam a energia de quem está à nossa volta — para pior. E também a nossa. Da mesma forma, devemos abandonar as desculpas. Sem desculpas: apenas devemos melhorar.
Eu tinha um amigo que sempre me alertava: don’t complain. E ele tinha razão. Quando reclamamos, perdemos um tempo valioso que poderíamos estar usando para agir.
Condicionando a Mente na Academia
Eu incorporei isso no meu dia a dia. Por exemplo, na academia, é comum escutar alguém dizendo, depois de treinar: “Hoje tá pago”. Como se fosse uma obrigação, um dever de casa. Imagine repetir isso todos os dias… Como isso condiciona negativamente o cérebro?
Em vez disso, diga — sei lá, eu não sou coach — mas talvez, não diga nada. Coloque total foco no exercício, no presente. Assim, o tempo passa muito mais rápido. Cabeça na execução, no agora, não no término.
Quando for treinar em casa, procure escutar uma música boa. Concentre-se na música, na força que ela dá. Não cronometre. O corpo sabe a hora de parar. Faça o exercício até o erro, até o músculo sentir. É ele quem deve dizer o fim do exercício — não o cansaço, não o pulmão. Se isso acontece, é sinal de que você está fazendo apenas musculação, negligenciando o cardio.
Essas dicas eu peguei com o Leandro Twin e achei pertinentes.
A Dor como Professora da Evolução
O exercício bom, as repetições boas — as melhores, que dão mais resultado — são as mais difíceis, as do erro, as que doem, machucam. Mas procure executá-las com a técnica mais perfeita possível.
A musculação, em si, já é provocar uma lesão no músculo para que ele cresça. Então, você não vai querer machucar o músculo errado.
Boa recuperação, boa suplementação — e foco no resultado, mas com a cabeça no presente.
É como diz o professor Zaratustra da luta indiana: quem medita com o cronômetro ao lado não está meditando. Meditar é concentração no presente, no agora, limpar e organizar a cabeça — e assim também devem ser as nossas atividades.
A Palavra e o Tempo: Criadores e Destruidores
As palavras são divinas: elevam, curam, iluminam.
Mas também destroem, corrompem, amaldiçoam. São demoníacas.
É igual ao tempo: ele destrói tudo, mas também é ele que constrói. Só com o tempo se forma um whisky ou um vinho envelhecido. Refinado.
Pense positivo para resultados positivos. Espelhe coisas boas.
Dicas do coach Dave Le Dave.
Faz o Duplo D.
In Memoriam
Texto in memoriam do Papa Francisco
17 de Dezembro de 1937 – † 21 de abril de 2025