Na falta, vá de maturidade e disciplina!
Não viva só de motivação ou de sua "parente" mais próxima, a empolgação. Porque ambas, quando "trabalham, trabalham" no ápice, no nível máximo, é aí que está o problema. Vejam:
No verão, as academias, praças e parques estão quase todos cheios e lotados. O dia claro, quente e ensolarado contribui para isso, deixando as pessoas mais eufóricas e empolgadas (o sol tem esse "poder"). O nível de dopamina aumenta significativamente.
Mas aí vem o outono e, posteriormente, o inverno, que deixa os dias mais cinzentos e frios, desanimando a muitos. Nesse período, a circulação de pessoas diminui muito nas ruas, embora muita gente também goste dessa estação. As pessoas tendem a se recolher mais em seus aposentos, como diriam os mais antigos, rs.
Aí, todo aquele plano para emagrecer ou ter boa saúde pode ir ladeira abaixo.
Só que o exemplo da motivação e empolgação não se restringe apenas à questão de exercícios físicos, calor, academias, praças, ruas e parques. Não!
Há muitas outras situações na vida em que ficar "refém" dessas duas atitudes também pode desanimar por não conseguir alcançá-las. Por exemplo, estudar para uma prova de concurso público é outro caso. Quem ficar esperando apenas a motivação ou a empolgação para conseguir a tão sonhada e desejada vaga tem grandes chances de se frustrar.
Sabe por quê? Porque a vida não permite estar a todo momento eufórico e empolgado. O ser humano é muito complexo para não dizer contraditório na maioria das vezes. Hoje, queremos sorvete de chocolate e amanhã já estamos enjoados. Amanhã, pizza e depois de amanhã, feijoada. Não é que empolgação e motivação sejam ruins, pelo contrário. A questão é que elas são quase sempre voláteis, ou seja, inconstantes.
Por isso, e para finalizar, não espere se motivar ou se empolgar para tentar realizar seus sonhos e desejos (legítimos, óbvio). Na inevitável oscilação humana, vá com maturidade, mas, principalmente, com disciplina (também não é fácil ter maturidade e ser disciplinado). Porque são elas que te ajudarão a chegar aonde tanto você (nós) deseja estar!