Morre o Papa Francisco!

Eu não sou católico, portanto, em tese, não teria lugar de fala. Mas como não acredito 100% nesse lance de lugar de fala, já que todos os assuntos do mundo são discutíveis por todos (óbvio que nem todos têm competência para isso), vou falar.

Bem, o Papa Francisco morreu aos 88 anos. Amado por uns quando defendia suas pautas e odiado por outros quando não, ele foi este misto de amor e ódio.

Amor para conservadores quando defendia o conceito bíblico de família. Odiado pelos mesmos quando falava de combate às desigualdades sociais.

Amor para os progressistas quando falava de maneira não beligerante da causa homoafetiva. Odiado pelos mesmos quando criticava o aborto. Esses exemplos não sei se são necessariamente esses, mas eram próximos a isso.

Fato é que Francisco foi um religioso, no mínimo, diferente dos demais que o antecederam.

Como todo ser humano que era (imperfeito e pecador), para mim, ele deixou um exemplo de moderação em um mundo de total erupção. Seus discursos, na grande maioria das vezes, eram de conciliação, de respeito e de uma mínima tentativa de união entre as pessoas. Obviamente, nem sempre conseguia.

Até onde se sabe, não visava o poder, glamour e ostentação, coisas essas tão comuns em quem tem destaque, inclusive entre muitos líderes religiosos.

Enfim, o papa Francisco deixa, a meu ver, um legado tanto para os religiosos quanto para os que não são, ou seja, que todo radicalismo é contrário ao próprio humanismo. Rip!

Danilo D
Enviado por Danilo D em 21/04/2025
Código do texto: T8314424
Classificação de conteúdo: seguro