CUIDADO COM SUAS RESPOSTAS
Prologo
Com exceção das assertivas imparciais e circunstâncias deste autor, parte do conteúdo deste artigo está fartamente documentado pela imprensa escrita e blogs afins. – (Nota deste Autor).
O NÃO SE IGUALAR AO OFENSOR
Pessoas inteligentes entendem a importância da veracidade das informações. Enviar mensagens com fofocas, boatos ou notícias não verificadas pode causar mal-entendidos e até prejudicar a reputação de alguém.
É preciso refletir antes de responder a uma ofensa carregada de mágoas e rancores desmedidos de alguém momentaneamente desequilibrado.
Não nos esqueçamos o que nos ensinam os antigos: “Equilíbrio e canja de galinha não fazem mal a ninguém”. É preciso ser cauteloso(a) não se permitindo aceitar provocações, não se permitindo igualar ao ofensor.
A INFELICIDADE DO MINISTRO BARROSO
É claro que o ministro do STF Luís Roberto Barroso, igual a inúmeras outras pessoas, não foi submetido a um forte treinamento militar de fuga e evasão.
O treinamento militar de fuga e evasão é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa orientar e preparar militares das Forças Armadas para situações de ofensa, risco e perigo.
Nesse treinamento, sob forte pressão psicológica e excesso de desconforto físico, com fome, sede e privação do sono, o militar estagiário precisa manter o equilíbrio essencial para se manter lúcido.
Caso o militar estagiário não suporte os rigores durante o tempo do estágio, ele será desligado e perderá o treinamento! O retorno para sua Organização Militar será muito sofrido por uma razão: Ele será alvo de zombaria dos seus pares e subordinados.
A PROVA DO DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL DO BARROSO
A frase "Perdeu, mané!" – (sic) foi proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Ele disse isso em novembro de 2022, em Nova York, durante um evento do Grupo LIDE, quando foi abordado por um manifestante bolsonarista que o questionava sobre as urnas eletrônicas brasileiras.
Ora, quando um criminoso (assaltante) aborda um cliente (vítima) diz: "Perdeu, perdeu, perdeu...". – (sic).
Portanto, podemos concluir que o eminente Ministro do STF, Luís Roberto Barroso, usou (usa) a mesma linguagem dos criminosos! Acredito que, naquela ocasião, a emoção venceu a razão. Isso pode? Pode, mas não devia ser assim!
Posteriormente, em Brasília, durante um evento do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em julho de 2023, Barroso disse: "Vencemos o bolsonarismo!" – (sic).
Ora, aquele que vence ou perde é por estar em uma competição! Barroso participava, como candidato, ao cargo de presidente da república? Ou seria ele apenas mais um petista desatinado?
MINHAS PALAVRAS RESPEITOSAS
Se eu pudesse dirigir a palavra ao eminente Dr. Barroso, diria para ele, olhando nos olhos:
"Vossa Excelência tem um invejável currículo. Formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é mestre pela Universidade Yale e doutor pela UERJ, tendo realizado estudos de pós-doutorado na Harvard Law School. Excelente!
Embora a proibição não seja absoluta para manifestações públicas dos juízes (Vide artigo 36, Inciso III, da Loman), entendo que Vossa Excelência não devia permitir que a razão fosse vencida pela emoção. O senhor disse, visivelmente emocionado: "Vencemos o bolsonarismo!" – (sic).
Por que o senhor disse essa fatídica frase: "Vencemos o bolsonarismo!" – (sic)?
Tão forte foram suas palavras que até hoje reverberam como um trovão, mormente no meio jurídico, em particular, e na sociedade como um todo.
Ora, até onde eu sei quem estava competindo no pleito para presidente do Brasil, com Jair Messias, era o senhor Luiz Inácio. Portanto, salvo outro juízo, aquele que vence ou perde é por estar em uma competição!
Eu lhe defendo! Vossa Excelência é, igual a todo ser humano, digno de respeito e consideração, mas precisa mostrar à sociedade que tem equilíbrio emocional.
CONCLUSÃO
NÃO É BOM SE IGUALAR AO OFENSOR
O enunciado da Terceira Lei de Newton (Princípio da Ação e Reação) é descrito da seguinte forma: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”. – (sic).
O Princípio da Ação e Reação (terceira lei de Newton) é um fato, mas no campo socioafetivo eu oriento: Mantenha a calma e a educação. Essas são as melhores e mais eficazes armas para controlar a situação.
Mostre seu lado equilibrado, cortês, e entenda que o veneno que lhe ofertarem só lhe será danoso se você o aceitar e ingerir.
__________________________________
NOTAS REFERENCIADAS
– Textos livres para consulta da Imprensa Brasileira e “web”;
– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.