PODER PARA QUÊ?
Poder, poder, poder, nada mais poderoso que o poder, rs. Dizem até que, se quer conhecer uma pessoa, dê poder a ela. Será? É uma boa possibilidade.
Mas para que serve o poder? Qual o objetivo de tê-lo? A resposta mais comum é que ele serve para mandar. Quem tem poder manda e desmanda! Outros poderão dizer que pessoas com poder gozam de privilégios que a esmagadora maioria não tem. Há quem diga também que pessoas poderosas causam medo, principalmente quando são contrariadas. Bem, seja o que for, fato é que o poder é uma força poderosíssima (meio que redundante, rs).
Só que há um outro tipo de poder que vai totalmente na contramão da nossa sociedade secular, que é aquele ensinado por Cristo. Ou seja, aqueles que têm o poder devem buscar liderar servindo e não se servindo do poder. A diferença é extremamente significativa!
Porque o poder que serve é a liderança que "abre mão do poder" para liderar com amor, paciência, modéstia, mansidão, gentileza, humildade etc., ora transmitindo conhecimentos, ora aprendendo. Claro que ninguém consegue ser tão perfeito assim. Às vezes, o líder perde as estribeiras, rs. Somos todos seres humanos imperfeitos. Mas a pessoa que tem consciência de que o poder é uma ferramenta para servir e não se servir se esforça, com a ajuda de Deus, para liderar sem ofender ou diminuir a ninguém. Ela sabe ouvir seus liderados para depois decidir e delegar.
No entanto, esse tipo de poder é pouco ou nada bem-vindo em nossa sociedade, pois isso seria como demonstrar fragilidade. O "Super-Homem" de Nietzsche, proposto pelo filósofo no século 20, ainda é muitíssimo influente em nosso século vigente. Enfim, para Cristo, quem tem poder serve e pouco ou nada é servido. Mas quem de nós está disposto a tentar entender isso? 🤔🤷🏽♂️