BOM DIA, SEXTA-FEIRA, 13

Prólogo

A sexta-feira 13 é frequentemente associada a superstições e lendas que a tornam um dia de azar ou mau agouro em diversas culturas ocidentais.

O número do Partido dos Trabalhadores (PT), no Brasil, é 13. Esse é o número utilizado pelo partido nas eleições para identificar seus candidatos. Coincidência?

O dia 13 de dezembro de 1968, data em que foi outorgado o Ato Institucional número 5 (AI-5), o mais duro da ditadura, prefiro chamar de revolução democrática Militar (1969-1985). Essa data resolveu, à época, de forma dura, a anarquia generalizada no Brasil. Por mim e muitas outras pessoas essa data e período jamais serão esquecidos! – (Nota deste Autor).

O MEU NASCIMENTO E REGISTRO

Meu pai registrou meu nascimento num dia 13 de abril, felizmente, embora com quatro anos de atraso, essa data atrasada caiu numa quarta-feira. Melhor assim.... Ufa! Em verdade, segundo minha saudosa mamãe Júlia, eu nasci numa segunda-feira, 28 de março.

A sexta-feira 13 ganhou notoriedade devido a sua presença em tradições e crenças populares, bem como na mídia, como filmes e literatura, que a retratam como um dia propício para eventos sobrenaturais ou infortúnios sanguinários.

CONCLUSÃO

A origem dessa superstição pode estar ligada à combinação da sexta-feira, considerada um dia de azar em algumas culturas, e o número 13, que é visto como um número de má sorte em muitas tradições.

Isso resulta em uma data que é temida por alguns, mas vista por outros apenas como uma curiosidade cultural. No meu entendimento, o importante é:

Ter alegria, bom-humor, otimismo e atitudes positivas... Não importa a data do dia!