BEM-ESTAR E QUALIDADE DE VIDA PARA A MEDICINA VETERINÁRIA

Por que médicos e médicas veterinários estão sob profundo estresse e tirando suas próprias vidas em todo o mundo?

Pesquisas globais têm nos revelado a assustadora e preocupante ocorrência de suicídios na medicina veterinária, onde seus profissionais estão trabalhando sob péssimas condições de trabalho, baixos salários, carga horária extensiva, invisibilidade social, que estão causando baixa-autoestima, Burnout, estresse, abandono da profissão, e o pior, suicídios.

Recente publicação, na BBCNews Brasil, intitulada, "A crise de saúde mental que leva tantos veterinários ao suicídio: 'Acham que somos São Francisco e que tratamos ursinho de pelúcia'", por Mônica Manir, em 28 de novembro de 2024, acende alertas nas sociedades globais, e aqui no Brasil, necessárias reflexões e ações governamentais, e sociais, para a valorização desses importantes profissionais da saúde.

Quando se fala em saúde se esquecem dos médicos veterinários, aliás, muitos dizem que "sequer são médicos".

No SUS, quem se lembra da importância da Veterinária?

Zoonoses, como a Dengue, Zica, Chicungunha, Malária, Febre Amarela, Aftosa, Brucelose, Raiva, Leishmaniose, Filariose, Chagas, etc..., há quem pense que não estão relacionadas ao SUS, não as relacionam à veterinária, e que Saúde Animal não se transversaliza com a Saúde Humana.

Como Enfermeiro-Sanitarista sei da importância do Médico/a Veterinário/a nas Equipes de Epidemiologia, Sanitaristas, e no atendimento na ponta do sistema público de saúde no Brasil.

A Covid19, pandemia ainda não debelada, que pode virar um agravo endêmico global, está relacionada ao novo Coronavírus, que pode ter se desenvolvido à partir de animais não humanos e migrado para nós, os seres humanos.

Há espécies de Coronavírus, como o "Coronavírus Beluga", que infectam mamíferos dessa espécie de baleias.

Portanto, médicos veterinários, biólogos, biomédicos, zootecnistas, agrônomos, engenheiros florestais e todos/as profissionais de saúde são extremamente importantes para a Saúde do Planeta Terra, e não podem ser invisibilizados nos Sistemas Nacionais de Saúde dos países, inclusive, no nosso SUS.

Não podemos deixar de nos solidarizar com o sofrimento humano de nossos/as colegas Médicos/as Veterinários/as e buscar formas coletivas de nos associar a luta por melhores condições de trabalho para esses/as profissionais da saúde brasileira e global.

O bem-estar social e a qualidade de vida no trabalho e na sociedade têm que ser dois direitos humanos, básicos e fundamentais, garantidos a todos os seres humanos.

Marco Paulo Valeriano de Brito
Enviado por Marco Paulo Valeriano de Brito em 28/11/2024
Reeditado em 28/11/2024
Código do texto: T8207353
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.