VOCÊ É PRETO, PARDO OU BRANCO?
Para mim, uma das coisas mais difíceis de se definir é a cor do brasileiro. É somente através da cor da pele? Da miscigenação? Da sua ancestralidade? Enfim, como definir?
O debate no Brasil para saber realmente a cor de uma pessoa, às vezes, é bastante polêmico, principalmente quando estão em jogo cotas de trabalho ou universitárias.
Por ser um país onde há bastante mistura de povos, chegar a uma conclusão exata é bastante complicado. Por exemplo: há pessoas que nascem com a pele branca tendo o pai negro e a mãe loira (o contrário também é verdadeiro). Mãe negra e pai branco podem ter um filho branco de cabelo crespo. O pai nasceu em Santa Catarina e era descendente de alemães, porém a mãe era negra, e o filho era de pele preta e olhos azuis.
Percebam que é muita mistura e que a dificuldade para chegar a uma conclusão é espinhosa. Por isso, para mim (opinião mesmo) a cor da pele é o que deveria prevalecer, independentemente da miscigenação. Nasceu com a pele preta? É preto. Pele branca, mas descendente de pai ou mãe negros? É branco. E assim por diante. Porque, do contrário, todo mundo quer ser negão ou negona para ter alguns direitos. Até porque o racismo se dá pela cor da pele e não necessariamente pela miscigenação, ancestralidade ou tipo de cabelo!