TODO POLÍTICO PASSA!
Sempre que um político vence uma eleição, os que não votaram nele começam a criar especulações ou teorias conspiratórias. Por exemplo:
Quando Bolsonaro ganhou, a primeira coisa que a esquerda fez foi dizer que o fascismo voltou, que as chamadas minorias, como quilombolas, negros, homossexuais, pobres etc., não teriam vez em seu governo. Que direitos fundamentais/constitucionais não seriam cumpridos, etc. E nada disso aconteceu, a não ser aquela tentativa de golpe frustrada em 8 de janeiro de 2023.
O mesmo ocorreu com a volta do atual presidente Lula. Muitos diziam que as igrejas seriam fechadas, que o comunismo seria finalmente implantado, que as escolas passariam a ter banheiros para crianças trans, que isso ou aquilo outro. Também nada disso aconteceu ou acontece.
Infelizmente, o maniqueísmo político é muito presente não só no Brasil, mas no mundo. O maniqueísmo foi uma doutrina religiosa pregada pelo filósofo Maniqueu no início do século III da era cristã. Sua principal característica era separar o mundo entre o bem e o mal.
Passados séculos e séculos, o maniqueísmo ainda é extremamente presente em nosso mundo, principalmente na política. Jornalistas, artistas, políticos e eleitores comuns são, em grande parte, maniqueístas, sabendo ou não sabendo disso.
Usam do lema: "Eles contra nós e nós contra eles", gerando uma sociedade ainda mais tensa e dividida. Com a vitória de Donald Trump, está acontecendo o mesmo. Jornalistas mais progressistas e a esquerda, seja lá ou aqui no Brasil, estão usando a tática do ataque, da catástrofe, utilizando-se de termos como: fascismo, reacionarismo etc., para causar mais pânico em seus guetos ideológicos. Se fosse a candidata derrotada Kamala Harris, o contrário também seria verdadeiro. A turma de Trump iria usar o maniqueísmo para dizer que o comunismo iria acabar com os EUA, etc.
Mas, infelizmente, o que muitos não entendem (na verdade a maioria entende sim) é que todo governo é transitório, que a política é cíclica, ou seja, passa. Alexandre, o Grande, Stalin, Hitler, Bolsonaro, Lula, Obama, Trump etc. passaram ou vão passar. Nenhum governo ou sistema humano é eterno. Por isso, se seu candidato predileto, seja brasileiro, americano, europeu ou seu time de futebol, rs, não ganhou, se acalme, pois um dia poderão ganhar, afinal, tudo passa, tudo um dia passará!