DONALD TRUMP VEM AÍ. E, AGORA?

Mais uma vez, o republicano e bilionário Donald Trump será o presidente dos EUA. A partir de agora, passa-se a ter outros olhos, que para alguns será positivo e para outros negativo, na maior potência econômica e bélica do mundo.

 

Essa vitória revela o que tem acontecido em alguns lugares do mundo, inclusive no Brasil, com as últimas eleições municipais, ou seja, que as frentes progressistas ou de esquerda estão minguando.

 

O dito "conservadorismo", que para alguns é extremista, parece cada vez mais ganhar adeptos mundo afora. As frentes de esquerda estão enfraquecidas e, a meu ver, por alguns motivos. Vejam:

 

1° Ditaduras. Quantos são os países que se dizem de esquerda e democráticos, mas que, na verdade, são uma ditadura? Venezuela, Cuba, Bolívia, China, Coreia do Norte etc. são alguns exemplos de regimes totalitários. Isso afasta as pessoas do viés político de esquerda por causa da incoerência, para não dizer hipocrisia, dos discursos, que não condizem com as práticas.

 

2° Os grandes intelectuais de esquerda vivem de discursos belos e libertadores, mas fazem parte de uma elite pensante que, além de se beneficiar das benesses do capitalismo, desconhece o chão da vida da esmagadora maioria das pessoas que sofrem diariamente contra a violência, fome, desemprego etc.

 

3° A esquerda parece passar por uma séria crise de renovação e identidade. Qual o nome forte na atual esquerda brasileira, por exemplo, que conseguiria derrotar Jair Bolsonaro (caso ele possa se candidatar), Pablo Marçal ou Tarcísio, governador de São Paulo, em uma eventual disputa presidencial em 2026? Lula? Acho que já se encontra desgastado, física (principalmente) e politicamente. Por isso, há a necessidade urgente de uma renovação.

 

4° A ausência de princípios que caracterizavam, no passado, a esquerda, como, por exemplo, o combate à fome, as condições dignas de emprego, moradia e salário etc., vem desconfigurando as marcas da esquerda.

 

5° Há um esnobismo que faz com que muitos esquerdistas se sintam superiores moralmente aos demais, taxando de fascistas e reacionários quem não vota na esquerda, incluindo qualquer tiazinha do ZAP que não entende quase nada de política, mas que vota em candidatos de direita

 

Enfim, Donald Trump vem aí. O mundo ocidental poderá melhorar, piorar ou ficar do jeitinho que está.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 06/11/2024
Código do texto: T8190942
Classificação de conteúdo: seguro