LEIS SÃO RETROCESSOS.

"É proibido fumar." "Pare!" "Assento reservado para idosos, deficientes, gestantes e mães com crianças no colo." "É proibido som alto." "Perigo: risco de vida." "Preserve a natureza, não jogue lixo no chão."

Certamente, você já viu placas ou algo do gênero com essas observações ou proibições. Para muita gente, as leis são um claro sinal de avanço da humanidade, a mais clara prova de que estamos avançando e não regredindo.

Bem, eu acredito que seja o contrário, ou seja, que quanto mais as leis são feitas, mais é a prova de que, na verdade, estamos retrocedendo. Porque vejam:

Quando é preciso fazer uma lei que diga que aquele lugar é reservado para, por exemplo, uma gestante, isso mostra que, se não fosse essa lei, a gestante ficaria em pé durante todo o trajeto. Isso quando, mesmo com a lei, ela é respeitada. Porque já cansamos de ver gente sentada em lugares reservados e não se importando nem um pouco com um idoso, gestante ou deficiente.

Ou imagine se a lei que proíbe fumar em estabelecimentos fechados não tivesse sido feita. Quantas pessoas iriam fumar em bares, restaurantes, shoppings, transporte público, etc.? Muitas. Por isso, as leis não são avanços, mas sim uma forma de conter nossa brutalidade humana, porque nossa natureza sempre tende ao egoísmo.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 31/10/2024
Código do texto: T8186059
Classificação de conteúdo: seguro