POR QUE ENCERRAR UMA RELAÇÃO TÓXICA?

Prólogo

Relacionamentos tóxicos ou abusivos não acontecem apenas entre casais – podem acontecer na família, no trabalho e até mesmo entre supostos amigos. Nem sempre as pessoas que dizem "Perdão e me desculpe, eu vou mudar" realmente mudam. – (Nota deste Autor).

DESGRAÇAS SÃO ANUNCIADAS

Esse tipo de relacionamento, quase sempre, termina em desgraça e/ou deixa um rastro de danosas mágoas e cicatrizes profundas. Encerrar uma relação tóxica é um ato de coragem e de amor-próprio. Requer reconhecer que pessoas precisam e merecem respeito, paz, discrição, e felicidade em suas vidas.

Inicialmente, é dolorosa, mas se for necessária, para preservar a saúde mental e emocional do casal briguento e dos filhos, se houver... Por que não encerrar uma relação tóxica e destrutiva dos valores morais, do bom senso, dos bons usos e costumes sociais?

Encerrar um relacionamento tóxico, assim considerado até mesmo pelos conviventes, é um passo maduro e importante para uma vida mais saudável e plena onde se deve priorizar, sempre, o bem-estar dos envolvidos.

OFERTO MINHA EXPERIÊNCIA

Do alto de minha experiência, lastrada em 57 anos de convivência marital, posso ensinar as vantagens da tolerância, do diálogo e do aprender a conviver um com os defeitos do outro.

A frase “Nem tudo são flores numa vida a dois.” é verdadeira. Na novela "Mania de Você", atualmente exibida pela TV Globo, Fátima, personagem de Mariana Santos, vive uma relação extremamente tóxica e abusiva com Robson, personagem de Eriberto Leão.

CONCLUSÃO

Quando as diferenças socioculturais são abissais e o desrespeito se transforma em um lamaçal de horrores destrutivos, com ameaças, e os propósitos estão tomando rumos perigosos e opostos...

É tempo de decidir, sem buscar culpados, sem ressentimentos, terminar a relação tóxica com a necessária civilidade.