NUNCA HAVERÁ PAZ NO MUNDO!

Você acredita mesmo que um dia haverá no mundo a tão desejada e sonhada paz mundial? Aquela paz como mais ou menos igual à música Heal The World (Cure o mundo) cantada pelo talentosíssimo e saudoso Michael Jackson onde homens e mulheres, jovens e crianças, adultos e idosos e até mesmo os animais iriam viver harmoniosamente e felizes para sempre? Bem, eu não acredito pelo menos neste mundo aqui porque o ser humano já provou que jamais irá conseguir.

Basta analisar a história deste os primórdios da humanidade até os dias atuais com toda tecnologia e avanço científico para perceber tal incapacidade humana de alcança-la. Aliás, não é preciso nem mesmo voltar ao passado, bastando apenas olhar o próprio coração e verificar que não somos assim tão bons, rs. Somos todos malvadinhos em maior ou menor escala, mas todos somos.

Por isso, que toda utopia, ou seja, esperança, sonho ou desejo de um mundo de paz seja através da ciência, tecnologia, ideologia, religião ou política, por mais que tenham boas intenções serão sempre incapazes e insuficientes de mudar totalmente nossos corações. Porque há um problema de ordem moral/existencial do ser humano com Deus e este problema não se resolve com nada disso.

No entanto, acredito que todos são capazes de promover pequenas pazes no dia a dia. Que, por exemplo, é possível vizinhos, colegas de trabalho, familiares, adversários políticos, religiosos, dirigindo no trânsito, etc, se tratarem bem e respeitosamente mesmo havendo discordâncias. De que ser generoso solidário, afável, simpático e educado não depende do fim da guerra entre Israel X Hamas, Rússia X Ucrânia, da erradicação total da fome e miséria, de todas as curas de doenças como câncer e AIDS, do fim do racismo e das drogas, do cuidado com o meio ambiente, e por aí vai.

Porque tudo isso é utopia e sendo bastante realista para não dizer pessimista: jamais será algum dia totalmente consertado! Uma pena, mas é a realidade!

Danilo D
Enviado por Danilo D em 04/10/2024
Reeditado em 04/10/2024
Código do texto: T8166305
Classificação de conteúdo: seguro