TODO SER HUMANO É "BURRO!"😱

Nem mesmo a pessoa mais masoquista do mundo gostaria de ser chamada de burra. Porque ser associado a um burro (no caso o animal) é sinônimo de ignorância, falta de inteligência, dificuldade de aprendizagem ou ingenuidade para usar um eufemismo de maior suavidade, rs.

No entanto, o que muitos não sabem é que o burro (animal) cientificamente conhecido como asno, de burro não tem é nada. É um animal bem inteligente, mas que por algum motivo no passado (parece que começou lá na Grécia antiga) ficou estigmatizado a teimosia ou dificuldade de aprender.

Mas vejamos: o ser humano sempre teve a forte tendência de reverenciar os mais inteligentes ou os que alcançaram o topo da pirâmide social, política, esportiva, financeira ou até mesmo espiritual. Para a maioria de nós, gênios são os que possuem títulos, fama, prestígio, status e outras coisas do gênero. No Brasil, por exemplos, quase ninguém negaria que um Leandro Karnal, Pondé, Clóvis de Barros Filho, Mário Cortella e Drauzio Varella, sejam pessoas inteligentes e acima da média. Ou, que um Silvio Santos (já falecido) foi um dos maiores nomes de inteligência da mídia televisiva. E, o que eles falam (ou falavam) é quase que regra e unanimidade. Sim, de fato essas e muitas outras pessoas são inteligentes mesmo, não se pode negar!

Todavia, ainda assim a pessoa mais inteligente ou sábia do mundo (o que dirá o rei Salomão) é em determinado momento da sua vida um burrinho (kkk) no sentido de que toma decisões ou faz escolhas burras que não só prejudicam a ela, mas também de todos que estão ao seu redor. Ou, que lhe falta um mínimo de inteligência nas situações mais básicas e simples do dia a dia como, por exemplo, fazer um bolo, fritar um ovo ou arrumar um chuveiro. Burrice!

Assim, seguindo com outros exemplos, quantos de nós, homens e mulheres que mesmo com pós, mestrado, doutorado, etc, largamos nossas famílias (esposas, filhos, maridos, etc) para viver uma aventura romântica? "Ah, mas só ele (ou ela) sabe o que passava," diriam muitos. Ok, mas ainda assim não deixa de ser uma atitude burra, pois há outros meios para se separar. Quantos homens e mulheres inteligentíssimos, mas que morrem (ou morreram) nas mesas de cirurgias plásticas porque quiseram aumentar os glúteos, seios, lábios, etc, sem necessidade alguma? Burrice!

Quantos homens e mulheres que gastam parte ou todo seu salário do trabalho em apostas da loteria, jogo do bicho, bingo, tigrinho e agora com as famosas bets esportivas sem terem a mínima certeza de que irão ganhar um único centavo? Burrice! Quantos que não cuidam da saúde e vivem comendo, bebendo bebidas alcoólicas, fumando ou se drogando (neste último caso a burrice é duplicada) sem o mínimo de controle se tornando cada vez mais obesos, alcoólatras, viciados e drogados? Burrice. Quantos que brigam, perdem amizades, emprego, etc, para defender cegamente e, com unhas e dentes um time de futebol, políticos ou à religião? Burrice.

Homens e mulheres (principalmente homens) que promovem guerras e destroem uns aos outros só por causa de poder? Burrice! Que passam a madrugada em festas, baladas ou assistindo os feeds e stories do Instagram perdendo uma bela noite de sono? Burrice! Ou, que não sabem consertar um chuveiro, limpar um banheiro ou fazer um doce de brigadeiro? Burrice!

Percebam que se fôssemos ficar aqui dando exemplos de burrices o texto ficaria ainda mais extenso do que geralmente são meus textos, rs? E que, portanto, todos nós sem exceção em alguma momento e medida da vida temos um burrinho de estimação? Enfim, Deus criou seres humanos com capacidade de pensar, analisar, retroceder e se arrepender diferentemente dos animais. Eles, agem por puro impulso sem nenhuma reflexão. Por isso, e para finalizar, que ao chamar alguém de burro deveríamos também nos perguntar: "Ok, aí esta a burrice desta pessoa, mas e a minha qual é? Só que para perguntar isso precisaríamos um mínimo de honestidade com nós mesmos. Será que temos?🤔

Danilo D
Enviado por Danilo D em 03/10/2024
Reeditado em 03/10/2024
Código do texto: T8165341
Classificação de conteúdo: seguro