COMO LER BEM?

O brasileiro em média não é de ler muito pelo menos é o que dizem as estatísticas. É raro, por exemplo, observar nos transportes públicos (quem os "pega," óbvio) gente lendo. Até mesmo os kindles não são assim tão comuns de presenciar. Ler, portanto, não é um hábito muito cultivado. E, os motivos podem ser dos mais diversos, por exemplos:

Falta de incentivo por parte dos pais e meios de educação, preços "salgados" dos livros, desigualdade social, tecnologia que costuma dar tudo mastigado e a própria falta de interesse da população já que há mecanismos mínimos como, por exemplo, uma biblioteca para se pegar livros emprestados são alguns dos fatores que levam muitos a não terem o hábito da leitura para não dizer: o prazer. Só não acredito na justificativa da ausência de tempo, pois tempo sempre se arruma. Tudo é questão de prioridade!

E, tudo isso é ruim para qualquer nação já que é na leitura que, por exemplos, preconceitos podem ser desfeitos, novos conhecimentos adquiridos, discordâncias apresentadas, maturidade ainda mais reforçada e por poderosos não ser facilmente ludibriados, são alguns dos benefícios que podem ser conquistados.

No entanto, talvez a simples leitura pela leitura pode não ser assim tão suficiente já que é preciso também se organizar para que ela seja mais rica e eficiente. Vejam:

Particularmente não gosto de livros digitais. Recentemente comprei um Kindle para minha filha e até tentei ler alguma coisa por lá, mas para mim realmente não dá. Gosto mesmo é do livro físico, de folhear suas páginas, riscar passagens importantes, etc, coisas estas quase que impossíveis por meios digitais.

Entretanto, minha leitura sempre foi desorganizada já que lia um livro até a metade, começava outro com um assunto nada a ver com aquela último que deixei de ler, pouco foco, distração, etc, eram minhas "regras."

Até que recentemente aprendi com um conhecido e que vem fazendo diferença na minha leitura (que sinceramente também não é muita) que há pelo menos três formas de ser ler (disse que há outras também, porém à princípio são estas três) 1° É a leitura caótica: É o tipo de leitura que fazemos por indicação de alguém ou porque o livro está na moda. É bem provável, segundo ele, que 80% dos brasileiros lêem assim. 2° É a leitura com um objetivo específico. É quando, por exemplo, se estuda um determinado tema para apresentação de um trabalho, tese, pesquisa, etc. Geralmente são leituras que exigem prazos. 3° A leitura via curadoria, ou seja, com a supervisão de alguém ou de um grupo de pessoas mais experiências que vão direcionando e organizando a leitura da gente tendo um começo, meio e fim. Seria esta última, portanto, que de acordo com ele o tipo mais eficiente de leitura. Enfim, seja a forma que for o mais importante mesmo é começar a ler!😁

Danilo D
Enviado por Danilo D em 29/09/2024
Código do texto: T8162685
Classificação de conteúdo: seguro