PREFIRO A PAZ À RAZÃO

Prólogo

A paz e a razão são conceitos que muitas vezes se entrelaçam. A paz é um estado de harmonia e tranquilidade, enquanto a razão é a capacidade de pensar, entender e agir de maneira lógica. O ideal é ter paz e razão, mas não havendo essa possibilidade... PREFIRO A PAZ À RAZÃO. – (Nota deste Autor).

A SABEDORIA POPULAR

Buscar a paz pode significar desistir de querer estar sempre certo, pois a verdadeira paz interior vem quando aceitamos nossas imperfeições e as negligências dos outros.

Sou antigo e digo, igual aos demais anciões, uma frase popular: "Prefiro ter paz à razão". Isso não significa abandonar a verdade, mas sim escolher um estado de espírito que valha a pena para cultivar a serenidade.

PESSOAS IRASCÍVEIS

Existem pessoas que, de tão irascíveis e intransigentes, merecem ser contempladas com a suposta razão que julgam ter. Essas pessoas não aceitam opiniões diferentes das suas.

Portanto, se você quiser ter paz concorde com as pessoas teimosas, quase sempre tóxicas, mas de forma tácita, explicitando sua concordância com o valoroso silêncio.

Para ter a verdadeira paz é preciso evitar, a todo custo, assomar problemas de quem não nos merece, de quem não valoriza o bom senso e tampouco a inteligência emocional.

CONCLUSÃO

Às vezes, o simples fato de você estar com saúde, ter uma conta bancária sólida, ser cortês com todos e dormir em paz, já tira o sossego ou o sono de muita gente.

Enfim, depois de certa idade, a gente não responde indiretas, não faz questão de ter muitos amigos ou seguidores, não se aventura em empreitadas duvidosas, não tenta mudar uma opinião diferente da nossa, nem corre mais atrás de ninguém, só quer ficar em paz.

É por esse motivo que eu e meus heterônimos preferimos a paz mesmo em detrimento da razão.