O DIA EM QUE O ESTADO DE SÃO PAULO LITERALMENTE PEGOU FOGO! APENAS UM ARTIGO

Há uns 20 anos atrás, eu estava conversando um assunto bem trivial com um de meus amigos, inclusive ele toca muito bem violão, e eu às vezes falava sobre algumas belas composições do Renato Barros, da Banda Renato e Seus Blue Caps, uma das principais Bandas brasileiras de todos os tempos, (in Memória) que eu gosto de tocar, e perguntava pra ele como ele conseguia tocar sem partituras ou cifras, ( de ouvido) e ele me perguntava como eu conseguia tocar olhando na letra da musica, cantando e também tocando olhando para aquelas letras solitárias á cima das frases da melodia!

Bem eu sempre conversei muito com ele, pois afinal de contas éramos bons vizinhos.

Porém depois de um bom tempo eu mudei de bairro, e passamos uns anos sem no vermos, e depois infelizmente fiquei sabendo que ele tinha sofrido um grave acidente domestico e então fui até á casa dele para fazer-lhe uma visita de amigo. E assim como sempre tínhamos bons bate papos, e conversando sobre a possibilidades de nosso país virar um Saara num futuro breve foi que ele me disse com todas as letras. “Meu amigo, você conhece a nossa Amazônia? Você já foi para aquelas bandas algum dia? Aquilo é tão grande, mas tão grande que jamais a Floresta Amazônica será destruída pelo homem!” Na verdade, se você olhar do ponto de vista humano, e não fazer uma boa reflexão, até parece mesmo impossível que isso irá realmente acontecer mesmo num futuro distante.

Mas vamos analisar os fatos reais de nossos dias, e então vamos descobrir o que poderá acontecer não num futuro tão distante!

Há uns 500 anos atrás, (HÁ APENAS UNS QUINHENTOS ANOS ATRÁS!) como era o nosso continente? Segundo a Carta de Pero Vaz de Caminhas, datada desta época, ele escreveu que quando eles chegaram aqui, eles encontraram uma mata fechada que seria quase impossível adentrar nela, devido às grandes árvores, e as demais relvas existentes ali. Os homens indígenas, as mulheres andavam todos desnudados, com as vergonhas de fora. E que pela beleza das mulheres, elas eram tão bem feitas de corpos, que daria até vergonhas nas mais belas mulheres europeias! Só aí já podemos imaginar como era a nova terra que eles haviam descobertos. Ou seja, isso era o nosso Brasil que ainda para eles não tinha um nome. E devido eles terem chegado por aqui em uma data tipo Páscoa, eles deram o nome de Ilha de páscoa, depois de Terra de Santa de Santa Cruz, e depois mais tarde por motivos óbvios aqui foi chamado definitivamente de BRASIL, o que não tem nada ver com o tal pau Brasil que é de cores vermelhas, e é usada para algumas finalidades até entre os povos indígenas. Aliás, você sabe por que nosso País é chamado de BRASIL? Bem se você ficou curioso, qualquer dia deste poderei escrever sobre isso, e tenho certeza de que você vai ficar de boca aberta ao saber destas coisas que foram tiradas de nós! Coisas que jamais são ensinadas nas escolas seculares, mas por enquanto deixa pra lá!

Voltando na questão do nosso país está correndo o sério risco de virar um deserto do Saara, vamos analisar algumas situações. Lembra que eu disse que o meu amigo falou que jamais a Amazônia será destruída? Bem como eu disse, acredito que não é só ele que acredita nisso, mas veja bem, você leu em algumas frases ai a trás, de era o o nosso país quando os portugueses chegaram por aqui? Então todo o nosso continente era uma só mata AMAZÔNICA! Não tinha em nem um só lugar uma pequena amostra de terra desnudada. Mas hoje, talvez você já tenha até ouvido que em uma parte do nordeste existe uma região que está desertificando! E quem diria que isso algum dia poderia acontecer logo aqui onde a FLORESTA AMAZÔNICA é a maior floresta do mundo!

Mas quando você assiste os jornais e ouve os repórteres dizerem que as queimadas de cada dia chegam a abranger um espaço de centenas de tamanho do campo do Morumbi, então como isso não vai destruir em breve a nossa grande floresta? Você já imaginou qual o tamanho do campo do Morumbi? Este é o seu tamanho total, 102 .904. Sim, cento e dois mil e novecentos e quatro metros quadrado!

Eu posso te dizer que isso é algo faraônico, pois eu conheço o Morumbi, estive lá varias vezes por outros motivos não por jogos, conheci todas as dependências daquele monumental estádio.

Agora você multiplica esta metragem por centenas e terá o resultado assustador que faz qualquer louco pensar que logo tudo vai ser destruído mesmo.

Estádio é uma pequena medida que descreve um distancia demarcado onde os atletas gregos faziam suas devidas competições, ou seja, uma metragem de 120 metros por 90, porém quando se fala que uma queimada se compara a um tamanho de campo de futebol, isso quer dizer que este tamanho é de fato, ao todo, uma infinidade de terras sendo queimadas todos os dias e todas as noites. A pergunta que não quer calar é: Até quando a nossa velha FLORESTA AMAZÕNICA IRA SUPORTAR ESTA FOGUEIRA ETERNA?

Mas o título deste artigo é O DIA QUE O ESTADO DE SÃO PAULO PEGOU FOGO LITERALMENTE! Onde estou querendo chegar com todas estas demonstrações de medidas em detalhes? É por que se naquele tempo quando os portugueses chegaram por aqui toda q mata era mata virgem e agora já estamos desnudados de nossas florestas naturais, eu quero dizer que se tudo isso não tivesse acontecido durante todo este tempo em que os homens estão matando a terra as florestas e por final nós mesmo, nesta final de semana, triste final de semana, nós que moramos aqui neste grande e rico estado, que sempre nos acolheu com hospitalidade, nos dando boas vindas e nos tratando com dignidade, deixando que cada um de nós como forasteiro pudéssemos trabalhar, e retirar de seus recursos naturais para que também, pudéssemos tratar de nossos filhos, hoje não estaríamos passando por este incêndio que por pouco não chegou a proporções destrutivas com maiores consequências! Por isso ainda há tempo para se refletir em nossas atitudes não como meros cidadãos, mas e precipuamente como seres humanos que queremos deixar um futuro para a nossa geração vindoura.

O que precisamos fazer com urgência? Lembrar de que se morrermos RICOS, MAS MUITO RICOS, nossos futuros herdeiros, não terão saúde o suficiente para pagar um mero plano de saúde para eles devido às doenças adquiridas por tamanha poluição deixadas pelos seus ancestrais!

É pensando nisso que eu compus duas músicas 1 DEIXE DE FAZER COISAS RUINS.

E a segunda, foi intitulada ANTES DO FIM.

Charlis
Enviado por Charlis em 26/08/2024
Reeditado em 26/08/2024
Código do texto: T8137509
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.