PESSOAS MELHORAM?
Você acredita que pessoas podem mudar para melhor? Bem, diz um famoso ditado popular que: "Pau que nasce torto nunca se indireita." Será que isso é verdade? Vejamos:
Quantas não foram as pessoas na vida que olhavamos e díziamos: "Xiii, este aí, esta aí não vai dar em nada. Serão sempre gente fracassada." Algumas para não dizer várias, não é mesmo? Sim!
Era o viciado em drogas, mulherengo e mau caráter, à mulher que ficava com o primeiro homem que aparecia na balada, o alcoólatra ou rabugento, a falsa, fofoqueira, fofoqueiro, intolerante e impaciente no trânsito que tinham uma vida repleta de problemas e confusão, mas que surpreendentemente mudaram e passaram a ter uma postura totalmente diferente em nova direção.
De viciado em drogas e mulherengo passa a nem mais fumar cigarro e ser totalmente fiel à esposa. À mulher que ficava com o primeiro homem na festa, se casa constrói uma linda família, tem filhos e se forma na faculdade. O alcoólatra que vivia caindo pelo chão e envergonhando à família não toma nem mais refrigerantes e passa a beber apenas água e café. Ou, o briguento e impaciente no trânsito vira um doce de cordialidade nas ruas e demais meios de transporte.
Oras, por que isso acontece? Milagre? Vários podem ser os motivos, exemplos: A pessoa passa a seguir uma determinada religião que começa a fazer sentido para seu coração. Tem uma nova tomada de consciência e muda de rotação. A pessoa passa por uma grave doença que a faz repensar suas escolhas e caminhos tortuosos. A pessoa paga um alto preço de abandono e solidão que não vê outra saída a não ser a mudança. A pessoa passa a tomar medicamentos que a ajuda no comportamento tendo uma nova atuação. É perdoada, amada, valorizada, amparada e começa a andar com pessoas maduras e que realmente querem seu bem. E por aí vai.
Só que curiosamente, por outro lado, o contrário de tudo isso também é verdadeiro. A pessoa começou bem a caminhada, andou com boas pessoas, fez o certo até determinado momento da vida e de repente muda da água para o vinho e piora radicalmente seu comportamento. Também acontece aos "ventos."
É por tudo isso, que sim, pessoas melhoram (nem todas obviamente) justamente porque também podem piorar (nem todas). Quer prova maior disso? Olhe para você hoje e ontem (a alguns anos atrás) e veja se escolheria e faria o que escolheu e fez. Muito provavelmente sim, muito provavelmente não.
A questão final é: Só não se pode determinar quem irá melhorar ou piorar. O máximo são indícios, pois esse controle ninguém terá. Por isso, que é muito difícil julgar.