Sentir-se culpado por nada com algo comum

Geralmente, as pessoas, sentem-se culpadas, sem motivo algum, ao serem vítimas de outras pessoas manipuladoras, exemplificarei uma coisa, bem clara, quando alguém se fecha, e perguntas o motivo de tão drástica atitude.

Numa dessas, perguntas se algum conhecido seu falou algo negativo sobre você à tal pessoa, a resposta exemplificada;

-Ninguém me fala nada de você, e ninguém me fala coisa nenhuma...!

Aliado a nunca mais tal pessoa falar com você e se irritar com a pergunta de forma anormal.

Nota-se pessoas, que se irritam com o óbvio ser percebível, não existindo motivo de isolamento súbito, logicamente, sobre influência do que falaram, lhe cortou completamente, e segundo, que também são pessoas altamente manipuladoras, acostumadas a convencerem que nada estaria ocorrendo, quando está ocorrendo algo estranho.

Perante todas as tentativas de normalizar a situação, seja analisando se a pessoa está bem, possue algo a que possas ajudar, ou mesmo ouvir.

Sem sucesso...

Daí ocorre o quê...

Daí chega digamos no "ponto" exato do motivo do problema...

A pessoa se sente em risco de revelar que alguém lhe maldizeu, e confirma estimar mais o caluniador, fofoqueiro, que você, ao preferir manter segredo do que ocorreu...

E...

Cortar qualquer relação com você.

Está mais do que óbvio, que o que se desconfiou era verdade, e, nesse exemplo citado, que foi verídico, a maior parte das pessoas, além de não reparar o óbvio de uma situação, como essa, se sente culpada, por uma simples pergunta normal, entre pessoas sem nada a esconder uma da outra.