NADA É NEUTRO!
Nada no mundo é neutro nem mesmo sabão neutro (trocadinho sem graça, rs). Sabe aquela simples propaganda de margarina, frauda, cerveja ou carro? Ou aquela disputa política com suas narrativas salvadoras ou religiosas com suas crenças? Então, tudo isso tem um único objetivo: fisgar o meu e o seu coração.
Portanto, é falsa a crença na neutralidade. De que, por exemplos, a proliferação de academias, pets, cervejarias, religiões, ideologias políticas, etc, são apenas o que são. Não são! O que está em jogo são disputas por nossa antenção, quer dizer, coração e, isso não tem a ver com teoria da conspiração.
E, todas as grandes empresas do mundo, religiões, partidos políticos, mídias sociais, etc, sabedores disso vão tentar "seduzir" da melhor maneira que puderem apresentando suas ofertas. Claro que tudo isso em si não é necessariamente ruim. Não é porque querem fisgar nosso coração que querem nosso mal. Não se trata disso.
A questão é ter discernimento para entender e perceber até que ponto querem apenas fisgar ou controlar e dominar, e por fim, escravizar nosso coração. Essa é a questão. Que seremos sempre seduzidos por algo é algo inevitável desde que o mundo é mundo. Não tem essa de: "Ah, sou livre!" Nunca foi e nunca será! Sabe aquele grito de suposta liberdade que diz: "Meu corpo, minhas regras em relação ao aborto?" Do direito ao uso livre de drogas quando você bem quiser? Ou, da religião que promete cura e libertação? Nada disso é liberdade que na verdade não existe em sua totalidade, mas sim influência que recebemos da sociedade.
A pergunta é: As coisas que nos influenciam tem lógica, coerência e o mínimo de verdade? É isso que devemos nos perguntar na realidade. Não tem a ver simplesmente só com preferências, escolhas, gostos e vontades. Não se trata apenas de "opcionalidade." Enfim, o mundo não é neutro. Cabe a cada um então verificar até que ponto vale à pena por alguma coisa se dedicar ou ignorar!