O “Big Brother” de George Orwell não morreu...
As intenções gerais de George Orwell com os livro "1984-Big Brother”(O Grande Irmão) e "Animal Farm”(A Revolução dos Bichos)” foi tecer certas considerações sobre governos ditatoriais e sobre as guerras. São elas:
• As guerras perpetuam explorando o trabalho humano de modo a reduzir a força de trabalho usada para incrementar o padrão de vida, pois se tal tipo de trabalho for maior, o controle do sistema sobre o povo decai.
• A paranoia dos regimes autoritários tem função clara de mobilizar a força de trabalho permanentemente em função de intermináveis guerras para garantir a ordem interna do regime, propondo a falsa intenção de que Guerra significava Paz.
• Este sistema ditatorial mantem três grandes graus na sociedade: o alto, o do meio e o de baixo, mas que só acirra a desigualdade humana, com a riqueza pertencente à "classe alta" formada por poder econômico que paga míseros salário ao trabalhador, e mancomunada com os administradores públicos e governantes.
• A riqueza não é transmitida de pessoa a pessoa, e nem aplicada nos interesses da sociedade, mas controlada pelo grupo dominante e usada para locupletação e privilégios.
• As massas, (os ditos "proles" do livro de Orwell) não pensam, e são “policiados” por qualquer desvio de pensamento, e submetidos a treinamento mental (geralmente subliminar) para assegurar que isso não ocorra, o que faz com que a realidade sempre seja moldada de acordo com a teoria e com as decisões programáticas do poder.
• Para poder suportar o clima opressivo, as mentes deveriam estar concentradas num perspectiva psicológica otimista. Para isto, havia imposição emocional por fazer acreditar na vitória final do “Grande Irmão”, impingida na população através de um ÚNICO sistema de televisão que todos eram obrigados a assistir. (o que gerou os famosos programas tipos “BBB” no Brasil!!!....)
=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=
Qualquer semelhança com o que vivemos hoje com a “massificação mental midiática”, a “obliteração” e “obnubilação” generalizadas seria mera coincidência???
Ou a imposição de poder continua a mesma, apenas disfarçada como democracia????