FAMA OU CELEBRIDADE?

Será que é possível ser famoso e não ser uma celebridade ou, ser uma celebridade e não ser famoso? Sim, é possível! Mas o que é ser celebridade e o que é ser famoso? Bem, para muita gente são palavras sinônimas, mas, a meu ver, na maioria das vezes não, vejamos.

Rosa Parks foi uma mulher negra que ficou famosa quase que no mundo inteiro por ter se recusado a ceder lugar a uma pessoa branca em um ônibus nos EUA em um dos períodos mais cruéis do racismo. Isso se deu nos anos 60 e até hoje ela é lembrada na luta pela igualdade racial.

Mas será que essa mulher valente e destemida almejava ser famosa ou conhecida? Muito provavelmente não! E por que então foi? Porque certamente tinha uma convicção independentemente da sua exposição, de que para Deus não havia diferenças entre pessoas negras, brancas, pardas ou de nação.

Agora, vamos pegar os exemplos das celebridades Neymar e Anitta. Ambos, são conhecidos mundialmente (principalmente o primeiro) não só por seus trabalhos (futebol e música) mas por suas atitudes polêmicas fora dos campos e dos palcos. Eles gostam de ser o centro da atenção aonde quer que vão.

Isso é ser celebridade um fenômeno recente em nossa sociedade (ocidental). Porque enquanto a pessoa famosa geralmente apenas quer ser, a celebridade precisa aparecer. "O que ela come ou comeu, dança ou dançou, foi ou vai, compra ou comprou, namora ou namorou, e por aí vai," eleva ou diminui seu ego, status ou outras coisas mais ($$$). Enfim, ser celebridade nesses dias atuais é estar a mercê, a meu ver, de coisas sem profundidade para não dizer de futilidades!

Mas não nos enganemos: a tentação de ser celebridade não se restringe apenas ao Neymar ou a Anitta. Esse desejo pode ser de qualquer ser humano seja ele rico ou pobre, estudado ou iletrado, homem ou mulher, chefe ou patrão, que visando o topo esquece-se do seu chão (suas raízes).

Danilo D
Enviado por Danilo D em 29/05/2024
Código do texto: T8074415
Classificação de conteúdo: seguro