LUZES ACESAS... Diálogos, interação e respostas ao POETA DÉCIO GOODNEWS em alusão ao meu artigo...❇️ 🔆 ❇️
LÉLIA ,QUERIDA, SEMPRE ESTÁS A BRILHAR EM SEUS COMENTÁRIOS.
EU ACREDITO QUE AS ESTRELAS SEMPRE ESTIVERAM LÁ. DESDE MUITO MUITO ANTES DOS HUMANOS À TERRA CHEGAR.
ACREDITO QUE HUMANOS QUE SAÍRAM DE SONHOS ANTIGOS, A ELES NÃO QUEREM VOLTAR.
LUZES ACESAS NÃO AJUDAM ALGUÉM A SE REVELAR. EXCETO AS QUE SE ACENDEM DEPOIS DO DESPERTAR.
VOAR É COM OS PÁSSAROS DA IMAGINAÇÃO. ELES REVELAM OS MEDOS AO VÊ-LOS DO ALTO, DE LONGE, DAÍ SURGEM AS REVELAÇÕES.
CREIO QUE BRINQUEDOS NÃO AJUDAM VOCÊ A VOAR. MEDOS SUPERADOS PODEM AJUDAR, NÃO SÓ AO AMOR, SE REVELAR.
LAGOS E RIOS NÃO TE SEPARAM DO MAR. ENTRE VOCÊ E O MAR NÃO HÁ NADA A TE SEPARAR. NELE, MAR, VOCÊ SEMPRE ESTEVE E ESTARÁ.
AS NOTÍCIAS NÃO FAZEM VOCÊ SE REVELAR. ELAS COSTUMAM REVELAR A NATUREZA SOMBRIA DA REALIDADE.
GUERRAS PERDIDAS OU GANHAS INDICAM QUE ANTES DELAS NÃO HAVIA ALEGRIA A COMEMORAR. COMO ELAS, INEXISTENTES, PODERIAM VOLTAR???
NUVENS DE CHUMBO NÃO FAZEM O DIA CLAREAR, MESMO NA POESIA.
VERDADES NÃO NASCEM DE MENTIRAS, MAS DA SUPERAÇÃO DELAS, QUANDO IDENTIFICADAS.
PUNHOS FECHADOS NÃO SUGEREM CARINHO.
OS QUE NOS ENSINA A DANÇAR É A MÚSICA, OS BLUES DA VIDA.
O SOL NÃO PRECISA QUE SE ABRA A JANELA PARA SABER QUE ELE ESTÁ LÁ. NÃO PRECISAS DE JANELAS PARA VÊ-LO EM VOCÊ BRILHAR.
Comentários de DÉCIO GOODNEWS referente ao meu artigo LUZES ACESAS.
**************************************************
Querido amigo Décio Goodnews; 🔆
Muito obrigada pelos seus comentários na minha página, suas colocações são muito precisas, seus comentários são repletos de coerência tanto teóricas e pessoais, sempre à luz da objetividade, como não poderia deixar de ser.
Entendo que nessa canção "LUZES ACESAS " os autores FAGNER e OSWALDO MONTENEGRO, utilizaram-se de muitos contrastes, algumas metáforas para poderem realçar essa atmosfera densa, pesada, pois estamos atravessando um período negro, temos as guerras no mundo, a nuclear, a guerra ambiental, a política, a social, a virtual, a violência em todas as suas formas, etc.
Fagner e Oswaldo Montenegro fazem referências às luzes acesas em oposição às sombras, tanto as pessoais e as coletivas que se apoderam na humanidade; então para encontrarmos essa luz precisamos caminhar pela nossa escuridão. As luzes que nos revelam são as luzes que se acendem depois do nosso despertar, como você Décio coerentemente colocou nas suas ponderações.
Os autores endossam que nas guerras não há ganhadores, só perdedores.
Por isso a música questiona, quantas "guerras perdidas" ainda a humanidade vai ter que enfrentar para chegar a tão almejada PAZ?
Quantos níveis de chumbo ainda vamos atravessar para enfim ver o dia clarear? Sim, pois os dias são negros, são escuros desde a cor e o ar que respiramos, estamos asfixiados pelo clima do medo e da violência, da negligência, pelo cenário da opressão, pela exclusão, pela marginalização, pelas desigualdades sociais, etc.
Como diz Oswaldo Montenegro quantas notícias precisamos para "despertar", pois parece que o mundo ainda está adormecido , anestesiado, há muito entretenimento, noticiários que dispersam as atenções.
A sociedade ainda não se deu conta que somos vítimas de controles sociais ocultos que direciona os rumos de uma sociedade, projetando as sombras coletivas que acabam impregnando o nosso inconsciente coletivo e disseminando por muitas e muitas gerações.
Por isso o questionamento na música, quantas notícias ainda virão para a sociedade despertar? Ou quando a sociedade vai despertar para a "natureza sombria da realidade ", como você Décio sabiamente colocou nas suas pontuações.
Assim, estamos a viver em um mundo ofuscado pelas "mentiras", onde os "punhos estão fechados"; nessa condição eles não sugerem "carinho", muito bem pontuado por você.
Sim, é preciso abrandar essa dor, para que "gestos de carinho", como diz a música possam ser abençoados.
Sim, temos que aprender a dançar a música, os "blues da vida" como você observou e é nos "passos trocados", nos desencontros, nas dores, nas lidas da vida onde os passos se encontram e se fortalecem, aí então a canção faz sentido e a dança simbolicamente se harmoniza com os seus pares.
Mas antes de chegar a essa grande "imensidão", é preciso fazer as nossas pequenas travessias; é preciso atravessar "muitos lagos e rios", como diz a música, a jornada é árdua, a caminhada é muita longa.
Ah...Voar é com os pássaros da imaginação, eles revelam os medos ao vê-los do alto, de longe, daí surgem as revelações, lindas observações Décio!.
Realmente, quando nos permitimos "voar" para adentrar nas nossas sombras, os nossos medos são superados e revelados.
Assim, os autores usam a metáfora "quantos brinquedos precisa você pra voar?". Penso também, que nesse estágio já libertos, livres, conseguimos resgatar aqueles sonhos adormecidos e ver as nossas próprias estrelas a brilhar dentro de cada um de nós...
E termino aqui com seu sábio desfecho:
"Não precisas que se que abra a janela para saber que o SOL está lá.
"Não precisas de janelas para vê-lo em você brilhar..."
**************************************************
Querido Décio Goodnews , 🌟
Percebemos que como toda arte, a música é muito figurativa, e é preciso saber interpretá-la sim, com a nossa visão crítica, porém no seu contexto ela abarca vários sentidos e significados e por isso devemos ter vários olhares, então ela não se esgota nos nossos próprios comentários.
O artista, o músico quando escreve a sua música projeta nas suas escritas uma infinidade de sentimentos, a sua própria subjetividade se faz presente, assim como interpretamos à luz do nosso próprio olhar, na nossa forma de olhar o mundo.
Por isso todos os olhares são válidos, são infindáveis as suas possibilidades de descrevê-las ou interpretá-las.
Penso que ao explanarmos melhor os versos da música, percebemos que há muitas concordâncias com os seus comentários, ou melhor, os olhares só se aproximam...
Decio, agradeço imensamente a você por ter possibilitado também a mim comentar de uma maneira mais ampla alguns aspectos dessa música tão profunda, que só foi possível graças ao se olhar e a inspiração que as suas palavras me despertaram...
Muito obrigada por esta interação na minha página! Fica com Deus, abraços...
Ouçam a música: LUZES ACESAS.
https://youtu.be/scwsMS9ILUQ?
si=V1gYJ4JaeJXjNAmm