A DESTRUIÇÃO DA RFFSA E DESTRUIÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO NO BRASIL
Desde a minha infância Acompanho o funcionamento das ferrovias no Brasil, inclusive na RFFSA/NOB onde passei a trabalhar como Agente Especial de Estação nos anos 80., é bom ressaltar que minha Primeira viagem na vida foi no Trem do Pantanal aos seis anos de Idade., meu destino foi a Campo Grande, ainda uma Cidade do interior de Mato Grosso que ainda não havia sido dividido em dois estados.
Vivi e acompanhei todos o processo de destruição das ferrovias e da maior Holding Ferroviária da América latina que era a RFFSA, um processo de paga pau para o imperialismo e os poderoso grupos internacionais exportadores de pneus, petróleo, caminhões e carretas no planeta. Para avançar o processo de introdução do chamado " rodoviarismo radical" era preciso destruir as perspectivas de um sistema multimodal cuja base seriam as Ferrovias e a navegação Fluvial e Marítima, estive entre os ferroviários demitidos e entre os dirigentes sindicais que defendiam a RFFSA e o emprego dos ferroviários, também tive que ser cassado politicamente e destruído ! Óbvio, por razões políticas especiais, meu processo mofa nos gabinetes de Brasília até hoje, em pleno governo LULA infelizmente... Apesar das prisões, detenções, tortura e várias demissões e perdas políticas de empregos de concurso público federal. Além de perseguições que culminaram com dois golpes políticos violentos e vergonhosos, nos ano de 2000 e 2002, um visou me impedir de ganhar a eleição de prefeito em Corumbá minha Terra Natal e o outro inviabilizou minha volta a Brasília no ano 2002, sem falar no absurdo do ano 2003/2004.
Mas a privatização da ferrovia 🚆 RFFSA e NOB juntas não só tirou o Trem do Pantanal, ferrou Corumbá, Ladário e cidades do Pantanal e Cerrado, não só tirou o emprego de milhares de ferroviários veteranos, ela extinguiu praticamente profissões ferroviarias de manobras, manutenção de vias, comercial, intercâmbio de exportações, administrativos ferroviários e até quadros de engenheiros e técnicos
especificamente ferroviários. Além disso foi um golpe violento na infraestrutura de Transporte do Brasil e a devastação e destruição da NOB e RFFSA é bem visível Hoje no cerrado e Pantanal de Mato Grosso do Sul e, no Brasil atingiu mais de 1000 empresas privadas que atuavam em parceria com esta imensa empresa destruída e privatizada com critérios ideológicos e muito toscos.
Pelos efeitos colaterais a privatização da RFFSA além de jogar MILHARES de veteranos ferroviários as ruas, causou mais de 2 milhões de desempregos no Brasil e atingiu inclusive a capacidade de exportação e capacidade de competição no mercado interno e externo além da tragédia nas estradas onde vemos a tragédias e acidentes diários e até destruição brutal do meio ambiente e, recentemente fui a Cidade de Corumbá dirigindo meu pequeno veículo e fiquei pasmo com a destruição da ponte, o estrago na BR 262 e a morte de milhares de animais silvestres...O risco de acidentes é brutal e a PRF fica aturdida tentando controlar um tráfego e até imperícia de alguns usuários da estrada, ultrapassagens desesperadas e até riscos de vida brutais que vemos a todo instante, numa BR que era hiper tranquila quando as grandes cargas de Minério, Cal, calcáreo, máquinas, gado, combustível etc... utilizavam os Trens de cargas e os turistas e o povo ainda tinham a opção do trem de passageiros 🛳️, o chamado Trem do Pantanal e até o Trem Noturno...
Lamentável que o Estado brasileiro tenha destruído sua própria ferrovia de maneira violenta e sórdida, os prejuízos estão aí visíveis, até que o Congresso Nacional e Governantes tenham coragem de retomar o verdadeiro desenvolvimento do Brasil, pois o processo de destruição das ferrovias começou com a destruição das ferrovias e das profissões ferroviarias e afins nos idos dos anos 50 e.... inclusive com o fim da carreira pública dos ferroviários do Brasil que numa ferrovia privada não passam de peões de gato 🐈 hoje .
Só para sabermos: A NOB RFFSA de Baurú SP A Corumbá e ramal Ponta Porã MS chegou a empregar mais de 9 mil ferroviários no período em que Pedro Pedrossian foi engenheiro Superintendente desta ferrovia 🚆. Uma das mais viáveis e rentáveis do Brasil. Com a privatização ela foi totalmente destruída. A estação de Corumbá e outras virou um verdadeiro lixão e local onde ficam pessoas excluídas e até viciados e marginais escondidos. É triste ver hoje o que já foi uma poderosa empresa nacional.
Manoel Vitório
Ex Agente Especial de Estações da RFFSA
ex integrante da Comissão de Transportes na Câmara Federal