"MINHA OPINIÃO OU A VERDADE?"

"Dizem que opinião é igual bunda, ou seja, cada um tem a sua." Nós vivemos atualmente na era chamada de: pós verdade. Essa era se caracteriza pela ausência da verdade e uma forte presença da relatividade ou do relativismo.

Assim, por exemplo, os fatos com seus estudos, análises, historicidade, provas irrefutáveis e coerência não interessam muito, mas sim o que a pessoa acha como sendo a verdade para ela. Nesse contexto, opiniões tornaram-se verdadeiras independentemente se estão ou não minimamente próximas da verdade.

"Mas essa é a minha opinião, é o que acho e não quero nem saber. É assim, pronto e acabou," são algumas dentre muitas expressões de opiniões. Isso é a pós verdade e a presenciamos em diversos segmentos do dia a dia como, por exemplo, no ambiente de trabalho, familiar, nas redes sociais (principalmente) no jornalismo tradicional, etc. Os fatos? "Ah, já não importam mais."

Só que tudo isso tem gerado uma sociedade extremamente frágil para não dizer doente onde ninguém pode e nem tem o direito de questionar nada e ninguém. Se uma pessoa diz, por exemplo, que o Sol é quadrado ou que um sapo se parece com um gato, na pós verdade ainda que tal fala seja absurda é a opinião da pessoa e não pode ser discutida.

Porque questionar algo é estar sujeito a receber a pecha de intolerante, incompreensível, insensível, preconceituoso ou arrogante. Isso significa então que os fatos com toda a sua materialidade não valem mais? Bem, tudo vai depender do interesse de cada um, afinal, o que é verdade para mim pode não ser para você. Enfim, pobre verdade, ninguém confia mais nela!😔.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 20/05/2024
Código do texto: T8067372
Classificação de conteúdo: seguro