ÀS VEZES, RETORNAM!

Recentemente, li uma matéria de um acontecimento que se deu em 1992, ou seja, há mais de 30 anos. A matéria era a respeito de uma embarcação que pretendia transportar em alto mar mais de 25 mil patinhos de borracha (e outros brinquedos mais) da China até os EUA (se não me engano).

Só que por algum motivo no manuseio do contêiner os patinhos caíram no mar despejando os mais de 25 mil brinquedos. O interessante dessa história é que até pelo menos 2010 esses objetos eram vistos por pescadores ou outras pessoas em grandes embarcações, pois segundo informações eles foram feitos para não afundar e com um tipo de plástico que pode durar 500 anos sem deteriorar.

Portanto, se algum dia você estiver na Praia Grande, Bertioga (meu nível econômico, por exemplo, rs) ou em Riviera, Maresias, Porto Seguro, Porto de Galinhas, Florianópolis, etc, é possível se deparar com alguns desses patinhos do mar.

Bem, essa história pode alertar, a meu ver, para duas coisas. À primeira é sem sombra de dúvidas a respeito do meio ambiente. Ela é a prova cabal de que cuidar da natureza é essencial e fundamental para a atual e as futuras gerações. Um produto que pode "sobreviver" a mais de 500 anos sem deteriorar é sinal de que alguma coisa precisa mudar.

O ecossistema clama por cuidados e uma maior conscientização em relação aos nossos exageros vaidosos e excêntricos. Precisamos urgentemente mudar a maneira como estamos vivendo nesse processo capitalista sem freio.

Já o segundo alerta, tem a ver com nossas relações interpessoais, profissionais, etc. Não raras às vezes, nossas atitudes erradas retornam com suas consequências, por exemplos: uma palavra ofensiva a um filho, cônjuge, irmão, amigo, colega de trabalho ou mero conhecido sem arrependimento genuíno, a semelhança dos patinhos de 1992 podem aparecer depois de 5, 10, 15, 20 ou mais anos mostrando que ainda estão ali.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 13/05/2024
Código do texto: T8062032
Classificação de conteúdo: seguro