O OMBUDSMAN DO RECANTO DAS LETRAS

Não é uma tarefa das mais faceis escrever um, dois, três, até cinco textos por dia, como já fiz. Alguns autores conseguem, mas, convenhamos, a maioria produz conteúdo raso e superficial, ou de poucos carácteres. Tem um autor aí que diz ter até título de nobreza e mais de 64 diplomas, e possui mais de 3000 textos, todos sem utilidade e os de “qualidade” não foram escritos por ele.

 

Eu tenho 358 textos nesta plataforma, e a maioria deles eu classifico como de qualidade, útil e relevante. Por outro lado, vemos o oposto, um usuário com mais de 15 anos no Recanto das Letras e apenas 189 textos durante todo esse período.

 

Ao longo do tempo que uso esta rede, também me deparei com ótimos autores, artigos e até verdadeiros prodígios. Entretanto, a verdade é que nem todo o conteúdo dos nossos irmãos recantistas é de qualidade. A maioria, infelizmente, é completamente dispensável e esquecível, com erros grosseiros de português. Até mesmo autores que se proclamam verdadeiros intelectuais brasileiros e que afirmam dominar diversos idiomas. Aparentemente, aprenderam tantos idiomas que esqueceram o português. Sem contar os textos que visivelmente disseminam fake news com fontes duvidosas. Contudo, o Recanto das Letras não é um site que deve ser usado com o intuito de se informar.
 

Pululam, por aqui, também diversas poesias. Por gostar muito de poesia, é com muita responsabilidade que divulgo as que já escrevi, por considerá-las de qualidade duvidosa. No entanto, não vejo a mesma postura em alguns amigos recantistas que postam poesias totalmente sofríveis. Será que eles gostariam de ler uma poesia igual àquela que escreveram? Bom, não se pode cobrar muito, aqui, somos todos diletantes, escritores e poetas amadores, mas alguns abusam dessa condição. No entanto, já li poesias de qualidade nesta plataforma, incluindo algumas da minha amiga Kathmandu, que eu nem sabia que além de excelente cronista da natureza e do cotidiano também era poeta. Acho que o segredo está na simplicidade e na sinceridade.

 

Também não é muito justo o método de divulgação de novos textos adotado pelo RL, no qual o texto fica exibido por no máximo 30 minutos, e outros textos totalmente banais vão deixando-o para trás. Mas é um método democrático, porém injusto com textos que demandaram mais tempo e refinamento para serem elaborados, perdendo espaço para textos artificiais.

 

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 17/04/2024
Código do texto: T8043643
Classificação de conteúdo: seguro