VOCÊ É MANIQUEÍSTA?

Preto ou branco, hétero ou homo, rico ou pobre, gordo ou magro, religioso ou ateu, homem ou mulher, esquerda ou direita, Lula ou Bolsonaro. Talvez, nunca o ser humano tenha sido tão maniqueísta como tem sido nos últimos anos.

O maniqueísmo foi uma corrente filosófica/religiosa do início do século 2 que basicamente dividia o mundo em: luz ou trevas, bem ou mal. Para eles, essas duas realidades eram totalmente antagônicas.

De lá para cá, o mundo se tornou ainda mais maniqueísta e transportou para o nosso século presente, a tese de que ou "eles ou é a gente."

No Brasil atual há muitas divisões que tem gerado ainda mais cisões, por exemplo: Homens X mulheres, homossexuais X heterossexuais, brancos X pretos, gente saudável X gente sedentária, religiosos X ateus, esquerdistas X direitistas, bolsonaristas X lulistas, para citar alguns.

E cada grupo desses diz ter o monopólio da justiça e verdade. Infelizmente isso tudo tem arrasado com a nossa sociedade. "Eles são o problema e nós a solução," esbraveja cada qual com a sua visão. Só que o grande problema dessa divisão é que ela não leva em consideração as inúmeras complexidades de um país, uma sociedade ou nação.

Dizer, por exemplo, que só quem é de esquerda é que sabe dos reais problemas de uma sociedade e, portanto, tem a solução, é de uma pobreza de conhecimento sem igual e vice versa. Ou, que somente os religiosos são mais humanos do que os ateus porque eles crêem em alguma divindade, também é de uma pobreza e tremenda inverdade (e vice versa também).

E, desses pensamentos é que nascem as também famosas teorias conspiratórias tão aclamadas por muitos, que nada mais são do que um tipo de "orgulho" embutido em um grupo ou indivíduo que diz ter os segredos do mundo. Ninguém tem, ninguém sabe muita coisa em um mundo altamente complexo. O que sabemos (detalhe: mínimo) tem mais a ver com um conjunto de lógica, coerência, crença, probabilidade e plausível idade do que com a detenção total de toda e qualquer realidade.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 16/04/2024
Código do texto: T8042879
Classificação de conteúdo: seguro