Habilidades socioemocionais e sua importância no mundo contemporâneo
Você sabe o que são as habilidades socioemocionais e sua importância no mundo contemporâneo?
Esse assunto é muito falado hoje em dia, inclusive é tema discutido na BNCC (Base Nacional Curricular Comum), e apesar de parecer fácil, sua prática necessita muita reflexão, tomada de consciência e mudanças de comportamento.
Antes de mais nada, deixa eu me apresentar. Eu sou Thaís Falleiros, professora de Comunicação e amante do tema. Também sou atriz há mais de 30 anos, escritora, apresentadora e sempre estive ligada à comunicação (que é uma das habilidades socioemocionais e que vou falar especificamente dela, num vídeo futuro).
Sem mais delongas, vamos lá! Habilidade socioemocional: se pensarmos no significado dessas duas palavras já chegamos num consenso de que é uma competência de lidar com suas emoções em sociedade e agir de maneira adequada, identificando suas próprias emoções e fazendo escolhas de comportamentos mais assertivos.
Por exemplo, se eu sinto raiva, eu posso analisar meu sentimento e escolher agir de maneira agressiva, passiva ou assertiva. Posso fazer escolhas que me poupem de maiores aborrecimentos ou que gerem ainda mais conflito.
Se algo me desagrada, posso escolher conversar sobre o assunto de maneira calma, escolhendo o melhor ambiente e usando palavras mais brandas, posso me calar e me afastar, ou posso me impor com mais agressividade. E, sim, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as três possibilidades são possíveis, a depender da situação. Ter habilidade socioemocional, não significa sempre ser o “bonzinho”, mas sim saber escolher como reagir aos conflitos de maneira consciente.
Um outro exemplo clássico: no trânsito, se alguém comete um erro, muitas vezes as pessoas se descontrolam e brigam à toa, se estressam com um desconhecido, por situações que nem foram tão graves. Mas se deixam aborrecer a ponto de sentirem raiva enorme. Se tivermos a habilidade socioemocional da inteligência emocional, por exemplo, escolheremos relaxar e deixar estar.
Não é fácil, eu sei, mas é possível com muita prática diária. E eu sempre brinco que, melhorar suas habilidades socioemocionais é como escovar os dentes, precisa ser feito todos os dias. Não é porque você escovou hoje que nunca mais precisará escovar.
Eu citei a inteligência emocional, né? Mas há diversas outras habilidades socioemocionais, (também conhecida em inglês como softskills), como a comunicação assertiva, a resiliência, a responsabilidade, o respeito às diferenças, a simpatia, o espírito de equipe, a empatia, a liderança, a criatividade etc, etc, etc...
E todas essas habilidades, nós podemos aprender, através, como já falei, da reflexão, tomada de consciência, que é o ato de olhar pra dentro com coragem e identificar suas fraquezas, e a mudança de comportamento através da prática e persistência.
E para finalizar, por que vocês acham importante trabalhar as habilidades socioemocionais? Escrevam aqui nos comentários suas opiniões, que eu vou ler e comentar todas!
Gente, até há pouco tempo, as empresas e escolas, se preocupavam com as habilidades técnicas ou hard skills, que são os conhecimentos operacionais, objetivos (português, matemática, Excel, etc.). Mas hoje em dia elas estão percebendo que não adianta nada um profissional ou aluno excelentes tecnicamente falando, mas se estão tristes, vivem com desânimo, pessoas que são invejosas, irresponsáveis, que não cumprem prazos, que não sabem trabalhar em equipe, que não são confiáveis ou que sempre estão de mal humor reclamando de tudo ou fofocando, líderes que não sabem se comunicar com educação, ou seja, seres que não sabem lidar com suas emoções e não sabem escolher assertivamente seus próprios comportamentos.
Percebe que, não adianta nada termos excelentes profissionais, ou alunos muito bons em português, matemática, biologia, química, se não tivermos um bom ambiente organizacional, escolar?
Não sei você, mas eu já trabalhei em ambientes com pessoas de comportamentos difíceis e todas as vezes que eu precisava ir trabalhar, me davam várias somatizações nervosas, era como ir pra forca todos os dias.
Enfim, se você chegou até aqui, comente o que você achou, me diga se faz sentido para você este conteúdo e reflita como as habilidades socioemocionais são de extrema importância nesse mundo doido em que vivemos! Se nós soubermos lidar melhor com nossos próprios sentimentos e escolhermos melhor os nossos comportamentos, certamente desenvolveremos relacionamentos mais saudáveis no âmbito pessoal, educacionais, profissional. E as empresas que têm essa consciência, que aplica treinamentos, que se preocupa com as softskills, certamente terão colaboradores mais engajados e consequentemente mais lucro! Todo mundo sai ganhando.
Thaís Falleiros (09/042024)