Alexandre de Morais é um DITADOR?

É conhecida a estratégia da extrema-direita de inverter as narrativas e acusar seus adversários de coisas que eles mesmos são, como chamar Alexandre de Moraes de ditador, quando são eles que atacam constantemente a democracia, apoiando a ditadura de 64 e as tentativas recentes de golpe de Bolsonaro, incluindo os eventos de 8 de janeiro. A nova retórica invertida da extrema-direita ocorreu devido às acusações do empresário Elon Musk, que chamou Alexandre de Moraes de apoiador da censura, passando por cima da soberania e democracia no país.

 

O filósofo e sociólogo francês Pierre Lévy cunhou o termo ‘estado plataforma’ para designar a tendência das plataformas sociais de criarem suas próprias leis como se fossem de fato um estado autônomo e que não devesse satisfação a legislação de nenhum país. Outra contradição é que em seu próprio país, Elon Musk fica calado e não critica as regulações de suas redes por lá.

 

Os Estados Unidos bloquearam a plataforma TikTok, pois estavam violando a privacidade dos usuários, e sobre isso ele não fala nada. E a China, país sede do TikTok, bloqueou o YouTube e o Facebook, que só podem ser acessados via VPN. O caso de Elon Musk não é o único de ‘estado plataforma’ a questionarem a regulação do Brasil.

 

Aplicativos como o Telegram são guaridas para grupos nazifascistas e redes que promovem a pedofilia, e a plataforma se nega a abrir os dados de seus usuários para que seja regulada e investigada de acordo com a legislação brasileira. Agora, as redes sociais viraram terra de ninguém? Uma coisa é liberdade de expressão, outra é usá-las para praticar crimes. Portanto, faz parte da autonomia de cada país o direito de regular essas plataformas, para proteger os dados dos usuários e coibir a proliferação de fake news e a prática de crimes virtuais.
Uma coisa é a liberdade individual, outra muito diferente é proteger quem planeja golpe de estado, ataca escolas ou comete atentados terroristas, ou mesmo promove o nazifascismo ou a pedofilia. Essas práticas são criminosas e não exercícios de liberdade; é preciso a lei para coibi-las em defesa da sociedade. O que a extrema-direita quer é um alibi para chamar de liberdade de expressão o que é crime

Então, não, Alexandre de Morais não é ditador e, sim, é quem protege a democracia e soberania do Brasil.

 

 

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 08/04/2024
Reeditado em 08/04/2024
Código do texto: T8037396
Classificação de conteúdo: seguro