Somos responsáveis pelo El Niño e Efeito Estufa
Eu já fui consultor e diretor de marketing da World Ecology Association. Iniciei nesta entidade em 1980 e passei 25 anos debatendo que a sociedade é a grande responsável pelas causas ambientais no mundo.
El Niño é um fenômeno climático, que envolve fatores atmosféricos e oceânicos, caracterizado pelo aumento das temperaturas do oceano Pacífico. Ele impacta diretamente as zonas tropicais do planeta, como o Brasil.
Os principais vilões do efeito El Niño no Brasil são as secas, que podem levar à diminuição da produção agrícola, à escassez de água e ao aumento dos incêndios florestais. Além disso, o aumento da temperatura do mar no oceano Pacífico durante o El Niño pode causar mudanças drásticas no clima, com consequências como enchentes, deslizamentos de terra e danos à infraestrutura. Em resumo, os efeitos do El Niño no Brasil são principalmente negativos e podem afetar diversos setores da sociedade.
Essas são algumas das principais causas do efeito estufa, que têm contribuído para o aumento das temperaturas globais e as mudanças climáticas que estamos enfrentando atualmente.
O efeito estufa é causado principalmente pela emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Alguns dos principais fatores que contribuem para o aumento desses gases são:
1. Queima de combustíveis fósseis: A queima de carvão, petróleo e gás natural para produção de energia, transporte e indústria libera grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. [Veja o outro artigo]
2. Desmatamento: A derrubada de florestas para agricultura, pecuária e expansão urbana reduz a capacidade das árvores de absorver o CO2 da atmosfera, contribuindo para o aumento dos gases de efeito estufa.
3. Agropecuária: A produção de alimentos em larga escala, especialmente a pecuária, contribui para a emissão de metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), dois potentes gases de efeito estufa.
4. Uso de produtos químicos e fertilizantes agrícolas: A aplicação de fertilizantes nitrogenados na agricultura libera óxido nitroso na atmosfera, um poderoso gás de efeito estufa.
5. Processos industriais: Algumas indústrias emitem gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, durante seus processos de produção.
6. Aquecimento global: O aumento da temperatura do planeta devido ao efeito estufa pode levar a retroalimentações positivas, como o derretimento do gelo polar, liberando mais gases de efeito estufa na atmosfera.