O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO?

Será que o Rio de Janeiro continua lindo como diria a canção de Gilberto Gil? Bem, a maioria das pessoas acreditam que o estado mais violento do Brasil seja o Rio de Janeiro no que não é verdade. Amapá, Bahia e Ceará segundo algumas pesquisas recentes, aparecem à frente.

Mas o que faz então o Rio levar essa fama de estado mais violento e perigoso do Brasil? Primeiro, talvez seja porque o Rio é bastante falado em quase todos os outros estados brasileiro. O time do Flamengo, por exemplo, só tem a maior torcida do Brasil porque seus jogos sempre passaram nas regiões norte/nordeste.

Segundo, porque há toda uma fama e glamourização artística e musical que faz do Rio um estado sem igual. Sem falar também das famosas praias cariocas que enchem os olhos de quem passa por lá. E terceiro, justamente por causa da quantidade enorme de morros e favelas que leva o imaginário popular acreditar que lá só tem bandidos.

No entanto, o que realmente faz o estado carioca ser o mais violento mesmo estatisticamente não sendo, não são só os elevados de morros, favelas, traficantes e milicianos que dominam e aterrorizam as dezenas de comunidades periféricas, mas sim e, principalmente a corrupção sistêmica da alta cúpula do poder público corrompido por seus políticos, policiais e outros órgãos estatais.

É impressionante como o Rio de Janeiro virou um "balcão de negócios" altamente rentável e violento. Dos últimos seis governadores, por exemplo, cinco foram afastados e alguns até presos por conta de envolvimento com a corrupção. A recente descoberta da polícia federal que revela que houve acobertamento do chefe da polícia cívil na morte da vereadora Marielle Franco, talvez seja à gota da água desse estado tão lindo, mas extremamente poluído seja pela bandidagem que há nas muitas comunidades, mas principalmente nos palacetes com seus colarinhos brancos. Pobre Rio de Janeiro, o que será de ti?😔

Danilo D
Enviado por Danilo D em 26/03/2024
Reeditado em 26/03/2024
Código do texto: T8027983
Classificação de conteúdo: seguro