HOMEM OU MULHER: QUEM É MELHOR?

"Isso não é coisa de homem, isso não é coisa de mulher." Todos nós crescemos ouvindo esteriótipos assim, por exemplo: Cor rosa é para meninas e cor azul para meninos. Homem joga futebol e mulher lava à louça. Menino brinca de carrinho e menina de boneca. E por aí vai.

Todos esses esteriótipos para não dizer preconceito tem sido nos últimos anos bastante questionados, afinal, por que a menina não pode jogar bola e o homem lavar louça? Por que azul é cor de menino e rosa de menina? Onde está escrito tudo isso? Bem, em lugar nenhum. São meras construções sociais.

Por outro lado, há também no mundo atual uma forte tendência de qualificar homem e mulher como sendo iguais. O homem pode jogar bola? A mulher também pode. O homem pode ser policial? A mulher também. O homem pode ser lutador de MMA? A mulher também. Ou seja: não há limites de gênero!

E isso é verdade! Homens e mulheres tem as mesmas capacidades cognitivas, intelectuais e morais. Tanto um quando outro são perfeitamente capazes, por exemplo, de criar, modificar, fracassar, triunfar, destruir, ajudar, etc, porque essas atitudes tem a ver com capacidade humana e não com gênero.

A diferença está em como cada um dos gêneros fará tais coisas. Porque embora tenham as mesmas capacidades fazem de maneira diferente.

Por exemplo: Um policial age diferente diante uma situação de risco em comparação a uma policial feminina. E diferente não significa melhor ou pior, mas apenas diferente! E por quê? Porque há diferenças bastante visíveis emocional, física e intelectualmente. Por isso, que fazer com que homens e mulheres sejam iguais é o que de pior tem tentado fazer nossa sociedade.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 25/03/2024
Código do texto: T8027517
Classificação de conteúdo: seguro