Cada um deve cuidar de si

Há um certo tempo, canais religiosos no Youtube andam comentando sobre Priscilla Alcântara, cantora oriunda do meio evangélico que, segundo eles, foi seduzida pelas coisas "do mundo" e se desviou, passando a cantar músicas seculares, adotando um estilo sensual e mudando completamente o visual, o que a deixou irreconhecível. Entre os que mais a criticaram, está o deputado Nikolas Ferreira - que era vereador na época em que ela se "desviou" - , que diz que nunca achou que ela fosse uma verdadeira cristã e que se deve orar pelas pessoas que ela está levando à perdição.

Vamos pensar na atitude desse senhor. Como cristão, ele tem todo o direito de reprovar a atitude dessa moça. Entretanto, ele é um político, uma figura pública. Políticos não têm o que fazer? Qual é a desse rapaz que parece uma velha fofoqueira que fica na janela olhando a vida dos vizinhos? Ficar usando as redes sociais para falar da vida dos outros não parece ser uma atitude adequada para um político. Aliás, convém lembrar que ele já foi alvo de críticas por zombar de uma moça obesa nas mídias sociais e causou polêmica no Dia das Mulheres por colocar uma peruca, chamar-se Nicole e dizer que os transexuais estão tirando o espaço das mulheres. Ele realmente sabe chamar atenção. Como esquecer que ele viu ideologia de gênero na proposta da reforma tributária e falou contra a união homoafetiva associando-a à pedofilia? Não é à toa que o ridicularizam e o chamam de chupetinha. Porém, muitos o aplaudem por considerá-lo um verdadeiro cristão. Mas ele devia cuidar de si e não ficar perdendo tempo falando sobre quem se desviou ou se converteu, não é? Ele, que é abertamente contra o feminismo, já disse que é alvo de preconceito por ser cristão e conservador. Bem, seria bom que dissessem a ele que a Ku Klux Klan é composta de cristãos conservadores. Não se está dizendo que alguém seja má pessoa por ser cristão e conservador, apenas deixando claro que ninguém deve ficar dizendo que é cristão e conservador para se intitular paladino da moral e bons costumes e querer ser melhor do que os outros. Agora, ele é deputado, presidente da Comissão de Educação e acabou de se tornar pai. Que isso faça com que ele se ocupe de suas obrigações e esqueça de olhar a vida dos outros.

Quanto a Priscilla Alcântara, o que dizer da atitude dela? Ela é adulta, portanto, que tome as suas decisões e arque com as consequências. Se ela está errada, que vá prestar contas à própria consciência um dia. Por que ficar falando: "ai, essa moça está perdida, ela precisa se arrepender" ou "ela está indo em direção ao abismo"? Ela fez a escolha dela e não é mais uma criança que precise que decidam por ela e lhe digam o que fazer. Caso ela esteja errada, que quebre a cara e aprenda com seu erro. A vida é feita de escolhas e riscos.

Todo mundo sabe que cigarro faz mal à saúde. Mesmo assim, muita gente começa a fumar. Adianta ficar se desesperando por causa de quem decidiu ir por determinado caminho sabendo dos riscos? Quem é livre para tomar uma atitude deve entender que liberdade envolve responsabilidade e que tem de assumir a responsabilidade por seus atos. Ela deverá aprender por si mesma o que a fará feliz.