EDUCAÇÃO FAMILIAR OU ESTATAL/PARTICULAR?

Se fosse feita uma pesquisa com 100 pais perguntando de quem é a responsabilidade primeira da educação dos filhos, muito provavelmente que 95% deles diriam que é da família, isto é, dos próprios pais.

Porém, o mais engraçado para não dizer contraditório é que mesmo a esmagadora maioria desses pais sabendo e afirmando isso, na pratica parece que poucos se dão ao trabalho de passar certos princípios imprescindíveis aos filhos, vejam.

É bastante comum ouvir expressões do tipo: "O Brasil precisa investir mais na educação, a educação transforma pessoas, quanto mais educação mais desenvolvida é uma nação, e por aí vai.

Tudo isso é verdade! Um país que investe na educação tende a ser menos propenso, por exemplo, a cair nos laços da manipulação e, consequentemente da corrupção.

Por isso, que devemos lutar por mais matemática, língua portuguesa, história, filosofia, geografia, educação física, física, química etc. Entretanto, esse tipo de educação não é o suficiente quando a primária, ou seja, familiar é deficiente.

A meu ver, estamos há pelo menos uns 20 ou mais anos passando por uma grave crise que não é apenas econômica, política e social, mas principalmente ética e moral. Há uma clara e total desconstrução de valores que embora no passado também não fosse assim lá tão perfeita, aliás, nunca foi, mas que não era assim tão "virada de mesa."

Respeito, ordem, regras e virtudes, são princípios que à escola com seus professores, auxiliares, etc, "nao tem" a obrigação de passar aos alunos. Isso tem que vir primeiramente do lar. Às instituições de ensino com seu corpo docente deve ser um complemento embora muita das vezes e, inevitavelmente, acaba fazendo o primeiro papel. É por isso, e para finalizar, que não basta construir escolas, universidades, oferecer cursos profissionalizantes etc, se o lar vai na contramão da educação 🤷‍♂️

Danilo D
Enviado por Danilo D em 14/03/2024
Reeditado em 14/03/2024
Código do texto: T8019578
Classificação de conteúdo: seguro