JUDEUS OU PALESTINOS?
Flamengo X Vasco, Corinthians X Palmeiras, São Paulo X Santos, Cruzeiro X Atlético Mineiro, Grêmio X Internacional, Bahia X Vitória. Para quem você torce nessas grandes rivalidades do futebol brasileiro?
Bem, infelizmente o Brasil se tornou um país onde quase todos os assuntos estão dicotomizados. É preto ou branco, pobre ou rico, alto ou magro, hétero ou homo, religioso ou cético, e por aí vai.
E se já não bastasse a tão polarizada disputa política entre bolsonaristas x lulistas, nos últimos meses principalmente pós o início da guerra entre Israel o e Hamas, tem surgido também uma outra lamentável e terrível disputa, mas neste caso de narrativas, ou seja, quem é pior: Sionistas que são aqueles que tem aversão ao povo palestino, ou os antisemitas que tem aversão ao judeus?
"O que Israel faz com o povo palestino é um grande genocídio," dizem os pró Palestina. "O que o Hamas faz com Israel é nazismo," dizem os pró Israel. Cada lado tem suas narrativas prontas e afiadas para atacar.
E às redes sociais, em especial o atual X e antigo twitter, já algum tempo vive essa batalha maniqueísta entre os que são do bem ou que são do mal. Assim, expressões do tipo: "nazistas, sionistas, antisemitas," etc, ganham cada vez mais força nessa disputa de narrativas que parece não ter fim. Quem é mais genocida, desumano ou cruel, são as perguntas que já tem suas respostas.
Poucos ousam dizer que tanto o nazismo que foi um dos senão o maior genocídio já cometido contra os seres humanos, em especial os judeus, quanto o atual Estado de Israel que também comete grande barbárie humanitária na faixa de gaza, são duas crueldades praticadas pelo ser humano.
Enfim, não há nada novo debaixo do Sol, pois como a bíblia ensina, desde o éden o ser humano acusa o outro ser humano, pois em uma clara tentativa de se eximir de culpa e responsabilidade, à mulher diz: "foi a serpente que me enganou." O homem diz: "foi à mulher que tu me desde!" E assim caminha a humanidade já dizia Lulu Santos!