CARREIRAS DE FOLIAS DE REIS E DO DIVINO PIRACICABA E SACRAMENTO MG
CARREIRA DA FOLIA DE REIS E DO DIVINO
BANDEIRAS DE MILTON BATISTA, inspirando as cantorias de Reis e Divino.
Milton Batista que canta e já gravou diversas musicas religiosas em especial muitas de folia de Reis e do Divino, que pode ser encontrado no site de Milton Batista.
Enquanto lá no cerrado na região do desemboque, no chapadão da canastra onde uma fazenda muito longe da outra, os esmoleiros de reis caminhavam antigamente a cavalo, hoje já é de kombi, para pedir e cantar, levar bandeira, cantando chegada, pedindo licença para entrada e saída coletando as prendas para a festa do divino, normalmente patrocinado por um professando que fez uma promessa de ser o festeiro responsável, que então contata o grupo hoje de kombi para sair coletando as prendas e doações, já convidando para o dia da entrega da folia do divino e local, na data marcada e aprazada, contata grupo de cozinheiros que irão preparar a comida para distribuir gratuitamente a todos que lá vierem, e nos dias em que antecede, vizinhança do local da festa e bairros próximos matam as vacas em numero de 3 a 5 vacas, e começam a preparar e já comer churrasco e beber alguma coisa enquanto prepara as carnes para ser moída para fazer bolinho de carne ou almondega, para colocar no molho de tomate ou não e distribuir na festa acompanhado com arroz, feijão, macarronada, e após a refeição diversas latas de 18 litros de diversos doces diferentes que foram feitos por doadores do Bairro para esta festa. Esta festa é patrocinada por um festeiro, que fez promessa, e então após a reunião das arrecadações, se faltar alguma coisa este festeiro complementa, e sobrar será doado para a próxima festa que for patrocinada por alguém que assumirá o encargo por promessa, se tornará o festeiro.
No Bairro dos Oliveira, no km 47 da Estrada Franca/Araxá, ainda no Município de Sacramento-MG, talvez a maior festa da região do Triangulo Mineiro, chega reunir até 5000 (cinco mil) pessoas para esta reunião, começando lá pelas 15 horas a comilança, na entrada da noite a entrega do Divino, em seguida a distribuição dos doces e em seguida o forro sertaneja com musicas de arrasta e bate pé que passa a noite a dentro.
Lá em Piracicaba e Tietê, entre montanhas e colinas o RIO era o meio de transporte e as casas era na beira desta estrada, os rios, e era por lá de barco que os foliões, de barco visitava as casas para cantar e esmolar a prenda para a entrega do divino e era chamada de carreira dos foliões.
Certamente hoje os veículos motorizados levam os foliões esmoleiros/cantador. Mas Nhô Serra e Zico Moreira no Yotuber, cantam estas histórias de improviso.
Uma diferença entre a Folia de Reis e a Folia do Divino é que a de Reis acontece apenas no período da noite e a Folia do Divino pode ser celebrada em qualquer hora do dia ou da noite.18 de mai. de 2023
Folia de Reis é uma festa celebrada pela Igreja Católica como forma de comemorar a visita dos três reis magos a Jesus, feita após seu nascimento. A Folia de Reis é parte das festas folclóricas brasileiras e é celebrada no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, a 6 de janeiro, Dia de Reis.25 de dez. de 2022
Cantada por Milton Batista no último 13/01/2024, me trouxe a vida a gravação ao vivo de Nhô Serra e Zico Moreira, que em um belo ritmo de CURURU REPENTIZADO (cantado e gravado de improviso) como nos desafios) na ocasião, contava a história das CARREIRAS DO PIRACICABA, rio onde fazemos água com o nosso Jaguari que vem aqui do sul de Minas, passando por nossa terra Bragança Paulista, onde Gentilmente nosso Amigo Milton Batista vem cantar conosco.
Assim no último dia 13/01/2024, Milton Batista, acompanhados por Roque Navegante, introduziram em uma violada, as cantorias de Reis e Divino, em uma Bela tarde de sábado em Bragança Paulista-SP, deixando gravado ao vivo diversas oferendas rezadas cantadas.
Aqueles presentes tiveram a oportunidade de passar uma tarde agradável sob o som das violas que tiniram a tarde toda com a cantoria de mais de meia dúzia de duplas de foliões e cantadores.
Já há 70 anos acompanho os cantadores da família que produziu dezenas de dupla e o Roque Navegante e seus companheiros representam a continuidade destes folclores de cantar músicas sertanejas e cantam pra nós, com o apoio de Milton Batista quem vem de longe para nos prestigiar e participara como irmão da vida, lá de Vargem Grande do Sul-SP.
Agradecimentos aos presentes foram dados de coração, torcendo para que o futuro nos reserve reunião semelhante, que está ocorrência nos estimule a manter esta tradição. 20.01.2024